31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Tá seguro - 01/02/2024, 09:39 - João Grassi e Silvânia Nascimento

Lavagem de Itapuã começa tranquila e sem ocorrências, diz major da PM

Festejo religioso acontece nesta manhã de quinta-feira (1º), em Salvador

Major Alan Alberth, comandante da 15ª Companhia Independente da PM
Major Alan Alberth, comandante da 15ª Companhia Independente da PM |  Foto: Silvânia Nascimento/MASSA!

As primeiras horas da Lavagem de Itapuã, que acontece desde a madrugada desta quinta-feira (31), em Salvador, segue na maior tranquilidade e sem registros de crimes violentos.

Segundo informações do comandante da 15ª Companhia Independente da PM, major Alan Alberth, até as 9h, não houve ocorrências com necessidade de intervenção policial. Entretanto, a partir das 14h, as instituições e órgãos envolvidos na organização do tradicional evento religioso e cultural esperam um número maior de pessoas.

"A Lavagem de Itapuã vem se remodelando, mantendo a tradição, mas se remodelando em relação a forma que o evento é feito. Os números vem mostrando que isso tem sido para melhor em relação a Segurança Pública. Tivemos a Lavagem do ano passado sem ocorrências dignas de registro. Esse ano por enquanto, desde a noite, estamos acompanhando e nenhuma ocorrência [foi registrada] até agora", disse o major.

Ainda segundo o oficial, cerca de 500 policiais civis e militares atuarão na festa, que também conta com o Sistema do Reconhecimento Facial (ferramenta da SSP que ajuda a localizar foragidos da Justiça). Ele afirma que o policiamento vai "emendar" 15 dias seguidos trabalhando em festejos nas ruas da capital baiana.

"Na verdade a gente prefere falar o número em relação a Segurança Publica como um todo. São 556 policiais e bombeiros militares atuando desde a noite de ontem (31), e vamos manter o policiamento até 0h, que é a previsão de rescaldo total do evento. A gente vem conversando que esse ano teremos 15 dias de Carnaval, estamos contando que hoje é o primeiro dia, o pré-Carnaval que vamos emendar e não vamos parar até a Quarta-Feira de Cinzas. Inclusive, aqui em Itapuã tem um Carnaval de Bairro, nós temos a Festa da Baleia na quarta-feira à noite, que é uma tradição da região, então para nós só vai terminar na Quarta-Feira de Cinzas à noite", detalhou Alan Alberth.

exclamção leia também