Lauro de Freitas é a casa do primeiro Teatro de Bolso do Bahia. Iniciativa que já é comum em outras cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, está pela primeira vez se apresentando ao público da Bahia.
O novo espaço será inauguradono dia 31 de janeiro, no Shopping Villas Boulevard, em Vilas do Atlântico. Compacto, acolhedor e cheio de charme, o teatro tem capacidade para 104 pessoas e traz a proposta de aproximar o público dos artistas, oferecendo uma experiênciamaisintimista.
Leia também:
Nova carteira de identidade começa a ser emitida nas escolas da Rede Estadual
Sisu 2025: candidatos têm até terça-feira para alterar opções de curso
Esse Teatro de Bolso foi pensado para democratizar o acesso à cultura. Por isso, o espaço reservou quatro lugares em cada sessão para estudantes de escolas públicas. O palco, menor e mais próximo da plateia, promete tornar as apresentações mais interativas.
“Vamos mostrar que Vilas do Atlântico não é só praia. É um local carante de atividades culturais e que agora vai furar a bolha com essa iniciativa pioneira na Bahia”, diz Alê Nereu, atriz e educadora que idealizou o projeto.
Alê conta que viu potencial no antigo cinema desativado do shopping e, há seis meses, tem contado com uma equipe técnica capacitada para transformar o local em um teatro moderno e aconchegante.
A criação do Teatro de Bolso também reacende uma discussão importante. Desde 2010, existe uma lei que prevê que shoppings tenham teatros, mas nunca foi regulamentada. Com a iniciativa, o Shopping Villas Boulevard, ao abraçar a ideia, coloca a Bahia entre os estados que entraram nessa roda cultural.
Estreia marcada
A estreia será marcada pelo espetáculo ‘A Bofetada’, da Cia Baiana de Patifaria. A dupla icônica Fanta e Pandora promete arrancar gargalhadas do público em uma apresentação especial que revive a irreverência do grupo, que não se apresenta em Vilas do Atlântico desde 2009.
Já aos sábados, o teatro abre espaço para o público infantil com a peça ‘A Menina que Roubava Lixo’, uma narrativa lúdica e educativa que aborda questões ambientais de forma criativa. Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla e os espetáculos ficam em cartaz até 15 de fevereiro.
Segundo Alê, outras pautas estão agendadas até junho deste ano.