
Os olhares atentos e os aplausos calorosos de um auditório lotado deram o tom ao ato de entrega da Comenda Coqueijo Costa, concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), na tarde desta sexta-feira (22).
Leia Também:
Ao som dos instrumentais de icônicas músicas da MPB (Música Popular Brasileira), o bairro de Nazaré, em Salvador, recebeu os novos comendadores em um ato marcante.
Entre os nomes que receberam o título de comendador está o presidente do Grupo A TARDE, João de Mello Leitão, que recebeu a honraria pelas mãos do desembargador Renato Simões.
Para ele, a entrega da honraria demonstra que a empresa está no caminho certo em seu processo de modernização e crescimento.
“Essa honraria tem uma representatividade relevante ao grupo. Isso demonstra o nosso compromisso com a justiça do trabalho, em honrar com os compromissos da companhia e mostrar que o nosso caminho de renovação para mais 100 anos segue firme e forte”, afirmou o presidente.

Além do Grupo A TARDE, a Comenda foi entregue a figuras do Judiciário e autoridades públicas, dentre eles estão, a ex-delegada da Polícia Civil, Heloísa Brito, e o músico Roberto Mendes.
Veja entrega de Comenda ao presidente do Grupo A TARDE
O ato solene, por sua vez, também marca a despedida dos magistrados do auditório, sediado no bairro de Nazaré. Quebrando o protocolo, o presidente do TRT-BA, Jéferson Muricy, fez um breve discurso para marcar o adeus ao local.
“Este é o momento de despedida deste belo Salão Nobre, onde tanta gente exerceu o seu ofício, como aqui estão tantas pessoas”, disse Muricy, em discurso.
Isso porque a sede da Corte passará a funcionar de forma integral na Avenida Paralela, próximo à estação Imbuí.
Em entrevista, o presidente da Corte Regional considerou o Jornal A TARDE como “instrumento essencial para a democracia”.
“Um dos maiores veículos de comunicação que continua grande e pujante para nós. É motivo de muita felicidade e satisfação. Quero agradecer ao A TARDE por toda a sua contribuição ao Brasil e à Bahia, e que tem dado à Justiça do Trabalho”, enfatizou o chefe do TRT-BA.
Comenda Coqueijo Costa
Criada para prestigiar personalidades e instituições nacionais ou estrangeiras que tenham se destacado no âmbito do Direito, em atividades socioculturais ou na prestação de serviços relevantes à Justiça do Trabalho, a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia – Comenda Ministro Coqueijo Costa foi instituída pela Resolução Administrativa 034/2003, do Órgão Especial do TRT da 5ª Região, em novembro de 2003.
Quem foi Coqueijo Costa?
Carlos Coqueijo Torreão da Costa nasceu em 5 de janeiro de 1924, em Salvador. Possuía numerosos talentos no campo das artes. Além disso, ele também foi poeta; compositor; cronista; jornalista; letrista; cantor; maestro e jurista.