25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Reafirmação - 19/07/2024, 06:15 - Silvânia Nascimento

Julho das Pretas: roda de conversa movimenta shopping em Lauro de Freitas

O momento também ficou marcado pelo lançamento do livro "Superação"

Bate-papo foi realizado em shopping
Bate-papo foi realizado em shopping |  Foto: Raphael Muller/Ag. A TARDE

Pelo calendário, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha é comemorado no dia 25 deste mês, mas desde o dia 1º que diversos eventos em homenagem ao Julho das Pretas têm sido realizados na Bahia com o objetivo de compartilhar com a população a luta e os desafios que o público feminino negro enfrenta há séculos.

Ontem (18) foi a vez do Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), receber uma programação em alusão ao Julho das Pretas. Um roda de conversa, na Praça de Alimentação do centro comercial, reuniu adultos, jovens, idosos e até crianças para participar do momento que contou com três mediadoras negras, dentre elas, Creuza Oliveira, presidente de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad).

"A luta das mulheres negras não começou agora, mas há muitas décadas. Eu acho que desde o período da escravidão, quando negros e negras eram traficados da África para o Brasil e outras partes do mundo, que as mulheres negras sempre tiveram o papel de vanguarda, o papel da luta. E a luta tem um papel fundamental na construção da sociedade e na vida de nós trabalhadoras domésticas. A gente acompanha constantemente casos de mulheres negras que foram resgatadas de trabalho escravo. Então, para nós, essa roda de conversa é muito importante", destacou Creuza.

Imagem ilustrativa da imagem Julho das Pretas: roda de conversa movimenta shopping em Lauro de Freitas
Foto: Raphael Muller/Ag. A TARDE

O superintendente de Política de Promoção da Igualdade Racial de Lauro de Freitas também marcou presença, além de representantes do Governo do Estado.

Lançamento

O momento no Parque Shopping também ficou marcado pelo lançamento do livro "Superação". A história de uma sobrevivente”, que tem como autora a advogada e escritora Solange Coutinho. "Eu sou uma mulher negra e passei por muitas lutas até escrever esse livro, que é uma autobiografia, onde conto a minha história de coisas que comecei a passar desde os meus seis anos. Chegar até aqui foi bastante desafiador. Então, pra mim, é muito significativo fazer esse lançamento no julho das mulheres pretas", declarou Solange, ao MASSA!. Exemplares do livro foram sorteados para o público que compareceu ao evento no Parque Shopping.

exclamção leia também