O Coletivo CineArte, formado por jovens negros da comunidade do Alto das Pombas, em Salvador, está promovendo uma campanha de arrecadação para produzir o primeiro documentário sobre a trajetória do Grupo de Mulheres do Alto das Pombas (GRUMAP). Intitulado "Nossas histórias contadas por nós", o filme terá como foco as vivências e lutas das juventudes negras da Casa.
Para viabilizar o projeto, o coletivo lançou uma campanha de arrecadação online. De acordo com a educadora Luciana Silveira, integrante do Grumap, os recursos obtidos serão destinados a cobrir custos como aluguel de equipamentos, figurinos, remuneração dos profissionais do audiovisual envolvidos e toda a logística necessária para a gravação do documentário.
Os interessados em contribuir podem acessar o link disponível no perfil do Instagram do Grumap (@Grumap). Além da campanha online, o grupo está organizando outras iniciativas de mobilização de recursos, como rifas na comunidade e a Feira da Primavera, que ocorrerá em outubro na praça do Alto das Pombas.
O documentário contará com entrevistas de importantes figuras da Grumap e da comunidade do Alto das Pombas, como Dona Lolinha e Rita Pereira Santa Rita, conhecida como Ritinha da Grumap. Essas entrevistas abordarão as vivências e formações dessas mulheres negras, destacando suas contribuições para as ações e estratégias do Grumap.
Desde 2019, o Coletivo CineArte atua na promoção do audiovisual em Salvador, realizando oficinas de fotografia, roteiro e produção, além de sessões de cinema, rodas de conversa e produções artísticas voltadas para a comunidade. Luciana Silveira, que está diretamente envolvida na organização do projeto, enfatizou a importância do audiovisual como ferramenta para potencializar a juventude negra no enfrentamento ao racismo. "É sobre enfatizar nosso protagonismo em ações que nos envolvem em rede, nossas formas de vivenciar a cidade a partir da arte-educação como instrumento pedagógico para lutar contra as múltiplas violências do racismo", afirmou.
O Coletivo CineArte também vem explorando o audiovisual com a produção de filmes de um minuto, através da provocação: "Quantas histórias cabem em um minuto?", disponibilizados no canal do YouTube do Grumap.
Sobre o GRUMAP
O Grupo de Mulheres do Alto das Pombas (GRUMAP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 8 de março de 1982. Constituído por mulheres negras moradoras da comunidade do Alto das Pombas, o GRUMAP luta por ações afirmativas e pela efetivação das políticas públicas na comunidade.