27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Luto - 17/11/2023, 20:32 - Bernardo Rego/ Portal A Tarde

Jornalista e ex-editor do A TARDE: Marcos Venâncio morre aos 66 anos

Profissional atuou no centenário durante oito anos

Ele atuava no campo de mídias digitais desde 1995
Ele atuava no campo de mídias digitais desde 1995 |  Foto: Reprodução

Morreu nesta sexta-feira (17), aos 66 anos, o jornalista e ex-editor do A TARDE, Marcos Venâncio Machado. Ele estava internado em Salvador, mas ainda não há informações sobre as causas da morte. Venâncio implantou o Portal A TARDE, na época chamado de A TARDE Online, em 1996, além de ter coordenado outros portais de notícias, sendo consultor na área.

Marcos Venâncio se formou em jornalismo na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em meados dos anos 80, e trabalhou no Grupo A TARDE durante oito anos. Ele atuou no campo de mídias digitais, e coordenou a implantação de portais de notícias, foi consultor na mesma área, tendo atuado junto a governos estaduais brasileiros e estrangeiros no aperfeiçoamento do trabalho de jornalistas para a era digital. O jornalista também trabalhou na Agência Angolana de Notícias (Angop) durante três anos.

Imagem ilustrativa da imagem Jornalista e ex-editor do A TARDE: Marcos Venâncio morre aos 66 anos
Foto: Reprodução

A diretora de Conteúdos e Projetos Especiais no Grupo A TARDE, Mariana Carneiro, lamentou a morte do colega que ela considera um professor nato.

"A partida de Venâncio entristece toda a Redação de A TARDE, casa onde ele fez muitos amigos e onde atuou em múltiplas funções. Profissional versátil, teve papel relevante nos primórdios da implantação de mídias digitais no Grupo, atuando como editor do portal e coordenando nossa primeira WebTV, além de desempenhar a função de secretário gráfico do jornal impresso. Acredito que a principal marca que nos deixa é a permanente gentileza e disponibilidade em dividir sua ampla experiência como jornalista com os colegas mais jovens. Era um professor nato", destacou.

O jornalista e atual secretário gráfico de A TARDE, Kleber Leal, lamentou a morte do colega a quem chamou de irmão. "Perdi um colega-irmão, um cara que tinha formidável capacidade e compartilhava o conhecimento com todos. Era um jornalista bastante atualizado nas tecnologias e se utilizava muito bem desse recursos para qualificar cada vez mais o trabalho. Era eclético, conhecia bem os setores redacionais (impresso e on line) e gráfico. Tive a sorte e a honra de trabalhar diretamente com Venâncio na Secretaria Gráfica da Redação, tendo ele me ensinado bastante sobre fluxo de produção e controle de qualidade jornalístico. Descanse em paz, meu irmão!"

Mais um amigo prestou a sua homenagem ao jornalista Marcos Venâncio. O economista Elisandro Lima disse, bastante emocionado, que o seu colega de trabalho ensinou tudo o que ele sabe sobre comunicação digital e que só tem gratidão por ele. "Me acompanhou desde a época de office boy, depois fui promovido a operador de telecomunicações. Fomos muito amigos no A TARDE e montamos juntos o A TARDE online que se tornou uma potência. Ele sempre com muita maestria, paciência e capacidade de fazer acontecer. Eu só tenho a agradecer a ele e que o criador o coloque em um bom lugar", contou Lima.

Imagem ilustrativa da imagem Jornalista e ex-editor do A TARDE: Marcos Venâncio morre aos 66 anos
Foto: Reprodução

O velório vai acontecer no Cemitério Bosque da Paz, no bairro de Nova Brasília, a partir das 11h, neste sábado (18). O sepultamento será às 14h30.

exclamção leia também