29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Ministério Público - 20/09/2023, 15:09 - Da Redação

Jauá: acesso à Bela Vista e extração ilegal de areia são pautas

Via utilizada pela comunidade já se consolidou como alternativa rápida para acesso à localidade

A legalização, limpeza e ordenamento da via é uma reivindicação permanente da comunidade
A legalização, limpeza e ordenamento da via é uma reivindicação permanente da comunidade |  Foto: Reprodução / Divulgação

A necessidade da pavimentação da via marginal existente nas adjacências da Via Parque, em Jauá, na Costa de Camaçari, foi pauta de uma reunião com o titular da 5ª Promotoria de Justiça de Camaçari, Luciano Pitta, na manhã de quarta-feira (13). Entre os participantes, que também discutiram estratégias para o combate da extração ilegal de areia das dunas e do descarte de lixo e entulho no local, estavam, o vereador Gilvan Souza, o presidente do Conselho de Meio Ambiente (COMAM), Joel Pereira, o coordenador municipal de Meio Ambiente, Claudio Rebouças e o representante da comunidade, Wendell Bonfim.

Veja também:

Denúncia: antigo Centro de Convenções vira esconderijo de criminosos

Professores de Vera Cruz decretam greve por pagamento do piso salarial

Fraga recebe reconhecimento por contribuição à arborização urbana

A via utilizada pela comunidade de Bela Vista já se consolidou como alternativa rápida para acesso a localidade e atualmente funciona também como alternativa de acesso a Jauá, evitando as retenções de trânsito na Via Aquárius, recorrentes durantes os finais de semana, feriados e períodos de alta temporada. A passagem alternativa está localizada na poligonal do Parque Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá.

Para garantir as questões ambientais, foi acatada pelos presentes, a pedido da promotoria, a necessidade do município de Camaçari elaborar um Termo de Acordo e Compromisso (TAC), com o objetivo de viabilizar a pavimentação; sendo que o projeto deve conter um portal/bandeira física, isolamento da área de preservação, além de ser dada providência para garantir a segurança no local.

A legalização, limpeza e ordenamento da via são reivindicações permanentes da comunidade, apresentadas através de reuniões e abaixo-assinados. O tema também já foi discutido com o prefeito Elinaldo Araújo, que garantiu orçamento para realização da intervenção após a anuência do MP. O andamento e teor do TAC serão discutidos com a comunidade, assim como as medidas para adoção de melhorias no local a curto prazo.

exclamção leia também