25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Dia Mundial do Chocolate - 07/07/2025, 10:00 - Da Redação

Já foi bebida e até dinheiro: veja 5 curiosidades sobre o chocolate

Descubra fatos curiosos e históricos sobre o doce mais amado do mundo

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Chocolate!
Hoje é celebrado o Dia Mundial do Chocolate! |  Foto: Reprodução / Freepik

Ele derrete na boca, conforta o coração e é quase unanimidade mundial. Mas o chocolate vai muito além de um simples doce: é história, ciência, cultura e até medicina, sabia?

No Dia Mundial do Chocolate, celebrado neste 7 de julho, o Portal MASSA! separou cinco curiosidades que explicam por que o chocolate é tão amado e tão fascinante. Confira:

1. O chocolate já foi dinheiro

Antes de virar bombom, o cacau foi moeda, você sabia? Povos como os maias e os astecas usavam as sementes de cacau para fazer trocas comerciais. Para eles, o fruto era sagrado, vindo dos deuses.

2. Começou como bebida amarga e apimentada

O chocolate que conhecemos hoje é doce, mas no começo era bem diferente. Os primeiros registros mostram que os povos da Mesoamérica preparavam o cacau em forma de bebida, com água, pimenta e especiarias (e nada de açúcar!).

Iguaria é uma das mais queridas ao redor do mundo
Iguaria é uma das mais queridas ao redor do mundo | Foto: Reprodução / Freepik

3. Cacau precisa de ajuda de animais para se reproduzir

As flores do cacaueiro são polinizadas por pequenos insetos, como mosquitinhos do gênero Forcipomyia. Sem eles, não tem chocolate! E mais: o cacaueiro só cresce em regiões úmidas e tropicais, como o sul da Bahia, região famosa pela cacauicultura.

4. Chocolate branco não é chocolate de verdade

Pode ser o preferido de muitos, mas a verdade é que chocalate branco passa longe de ser chocolate. Isso porque o chocolate branco não tem massa de cacau, apenas manteiga de cacau, açúcar e leite. Por este motivo, os puristas não o consideram "chocolate de verdade".

5. Já foi considerado afrodisíaco e até proibido

Na Europa, o chocolate foi tido como afrodisíaco, que é o alimento ou substância que pode aumentar o desejo sexual ou a potência sexual. Por isso o alimento chegou a ser proibido em conventos, pois diziam que ele "acendia paixões" e era perigoso demais para monges e freiras.

exclamção leia também