25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Ensino Superior - 27/05/2024, 07:59 - Da Redação - Atualizado em 27/05/2024, 08:24

Já é possível realizar a inscrição para o Enem; veja como fazer

Estudantes tem até o dia 7 de junho para se inscreverem no exame

Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro
Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro |  Foto: Reprodução

Começa nesta segunda-feira (27) o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Candidatos e candidatas interessados em participar da principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil têm até o dia 7 de junho para formalizar a inscrição. O processo é feito exclusivamente pela internet, através da Página do Participante, sendo necessário possuir uma conta gov.br.

O valor da taxa de inscrição foi mantido em R$ 85. O prazo para solicitação de isenção já foi encerrado, e o Ministério da Educação (MEC) já divulgou a lista de estudantes que obtiveram a isenção da taxa. Em decorrência das enchentes que afetam o Rio Grande do Sul, todos os estudantes do estado terão isenção automática da taxa. Além disso, o MEC decidiu ampliar o período de inscrição para os moradores do estado. O novo cronograma será divulgado em breve.

As provas do Enem 2024 estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro, conforme estipulado no edital. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, oferece adaptações para garantir acessibilidade aos candidatos com deficiências. Entre as opções disponíveis estão cartões-resposta e folhas de redação ampliada, uma medida destinada a proporcionar mais autonomia aos participantes com deficiências visuais.

Candidatos e candidatas travestis, transexuais ou transgêneros terão uma facilidade adicional: não será necessário enviar documentos adicionais para a realização da prova com nome social, desde que os dados já estejam atualizados na Receita Federal. É recomendável que esses participantes verifiquem suas informações pessoais junto à Receita antes de fazer a inscrição no Enem.

exclamção leia também