28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Encontro - 22/11/2023, 18:53 - Acácia Vieira

IX Encontro Baiano de Arquivos Públicos, Municipais e Institucionais

Evento terá a participação de 42 municípios, sendo 34 baianos

IX Encontro Baiano De Arquivos Públicos, Municipais e Institucionais acontecerá no Grande Hotel da Barra
IX Encontro Baiano De Arquivos Públicos, Municipais e Institucionais acontecerá no Grande Hotel da Barra |  Foto: Divulgação

Nos dias 23 e 24, será realizado o IX Encontro Baiano de Arquivos Públicos, Municipais e Institucionais (IX EBAM+) em conjunto com a 4ª Conferência de Cultura Setorial de Arquivos, Memória e História. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura (SecultBA), por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC) e do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB-FPC) e, acontecerá no Grande Hotel da Barra. Com inscrições encerradas, o evento terá a participação de 42 municípios, sendo 34 municípios baianos e 8 municípios dos estados de Pernambuco, Mato Grosso, Amazonas, Ceará, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Norte e Paraíba.

A abertura oficial do IX EBAM+ conta com a participação de Alejandra Salazar Ruiz, Vice-presidente da Associação Latino América de Arquivos – ALA; Bruno Monteiro, Secretário de Cultura/BA; Vladimir Pinheiro; Diretor da Fundação Pedro Calmon; Jorge Vieira, Diretor do Arquivo Público do Estado da Bahia / APEB; da União de Municípios do Estado da Bahia (UPB); Afonso Pereira, Coordenador de Fomento aos Arquivos Públicos Municipais / APEB; e Kleber Simões; Professor e Coordenador do Centro de Documentação da UNEB – Campus Coité.

Com a temática “Arquivos Públicos Municipais & Institucionais – Caminhos e diálogos para a construção de uma rede de cooperação entre arquivos”, o IX EBAM+ tem por objetivo construir diálogos significativos sobre a importância e os benefícios da transparência dos atos administrativos por meio da gestão documental, da preservação de acervos, e do acesso e uso aos documentos produzidos pela administração pública, visando assegurar e proteger a memória institucional e direitos fundamentais.

Para Jorge Vieira, diretor do Arquivo Público do Estado da Bahia, o encontro vai potencializar e aproximar cada vez mais as ações de territorialização, disseminando os serviços do APEB junto aos representantes de arquivos nos municípios baianos.

“Chegamos a marca de 42 municípios inscritos, dentre representações de prefeituras, colaboradores e todo ecossistema da comunidade de Arquivistas, estudantes, profissionais, pesquisadores e instituições parcerias. O EBAM+ é uma valiosa oportunidade para gestores públicos discutirem e compartilharem os desafios encontrados na gestão das informações que se organizam em arquivos correntes, intermediários e permanentes”, reforça Vieira.

A programação contará com 01 conferência de abertura, 01 mesa redonda, 01 roda de conversa, 01 minicurso e 01 mesa com relato de experiência e boas práticas.

Confira a programação completa no Link! - http://www.fpc.ba.gov.br/wp-content/uploads/2023/11/PROGRAMACAO-IX-EBAM-ASCOM.pdf

exclamção leia também