A missa de Ação de Graça pela saúde e recuperação da cantora Preta Gil movimentou a irmandade da Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, em Salvador. A celebração acontece na manhã desta sexta-feira (5), a primeira sexta do ano, e foi planejada com muita alegria e carinho.
Agradecendo a cura de um câncer colorretal, Preta Gil convidou familiares, amigos e populares para a manifestação religiosa. Irmãos que já fazem parte da instituição e alguns turistas também marcaram presença no local.
Para Rita de Cássia Barros, irmã confessa da igreja, o momento será de grande emoção. "É emocionante quando a gente vê e fala de saúde. É um ciclo que se fecha com gratidão. E estamos aqui por esse motivo, pela gratidão", contou.
A irmã Judete Batista é da Irmandade do Rosário dos Pretos há 29 anos e faz parte do grupo de animação. Ela espera que a missa seja cheia de energia e música: "Se for animada, melhor ainda, né? Porque é de ação de graça".
Já Sandra Morais é filha de Cachoeira e rezou pela recuperação de Preta Gil durante o tratamento contra o câncer. Para ela, ver a cura da artista é uma grande felicidade.
"A gente reza todos os dias pelos nossos irmãos, né? Eu gostei de rezar, porque rezamos pelos presentes e pelos ausentes também. Essa graça nós só alcançamos rezando um pelo outro"
Uma organização especial
William Justo, secretário da igreja, contou ao Portal MASSA! sobre o processo de organização da celebração: "Tem sido de maneira muito carinhosa em respeito à família, em respeito à toda a ancestralidade e o cuidado e o carinho de sempre".
O secretário também refletiu sobre a importância da Igreja do Rosário dos Pretos ter sido escolhida para esse momento tão único. "Organizar missa faz parte do nosso dia a dia aqui na igreja do Rosário. E acolher a família de Gil pra poder celebrar a ação de graças pela recuperação de Preta é mais do que especial para a Irmandade dos Homens Pretos, porque é um momento realmente de render graças", concluiu.