O fim de semana invernou na capital baiana. Desde a madrugada deste sábado (25), a chuva castiga Salvador e acende o alerta da Defesa Civil em diversas áreas de risco. Somente na manhã de hoje, 94 ocorrências já haviam sido registradas.
De acordo com o boletim meteorológico da Codesal, em três horas os maiores acumulados de chuva em Salvador foram registrados em Fazenda Coutos (106,2mm), Rio Sena (57,5mm), Mirante de Periperi (56,6mm), Periperi (56,2mm) e Plataforma (56,2mm).
Até o momento, a região do Subúrbio lidera o ranking com 55 ocorrências, entre elas, 16 deslizamentos de terra, cinco ameaças de desabamentos e seis desabamentos parciais. O bairro de Cajazeiras tem 12 casos registrados, onde quatro são ameaças de deslizamentos e dois deslizamentos de terra. Já a Liberdade também conta com 12 ocorrências, sendo três ameaças de deslizamentos e seis imóveis alagados.
A Codesal também informou que a previsão para o final de semana é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer momento do dia.
Diversos bairros de Salvador já registram alagamento, como é o caso de Paripe, Periperi e em Dom Avelar, onde carros estão submersos por conta da força da chuva.
Qualquer solicitação deverá ser feita para a Codesal, através do número 199. O órgão está de plantão 24h para atender as demandas da população.
Veja alguns vídeos: