O interno Célio Marcelo da Silva, conhecido como Bin Laden, integrante da cúpula da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), concluiu o ensino médio dentro da Penitenciária Federal em Brasília (PFBra), e teve até mesmo uma cerimônia de formatura no local, com apoio da Divisão de Reabilitação (Direb). A solenidade ocorreu na última terça-feira (10), com recebimento de certificado na presença de professores e pedagogos.
Na PFBra, os internos têm oferta de conclusão da educação básica, nos níveis fundamental e médio, por meio de Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Os professores atendem presencialmente os presos na penitenciária. Todos seguem projeto pedagógico e calendários definidos pela pasta.
Para a diretora da PFBra, Amanda Teixeira, “o momento é simbólico, pois demonstra a capacidade do SPF de custodiar os principais líderes de organizações criminosas, mantendo a rigidez e os procedimentos [necessários], sem deixar de observar direitos e garantias desses cidadãos”.