
A galera que está na correria por uma vaga na faculdade já pode se ligar: as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 começam no dia 19 de janeiro. Esse ano, o programa oferece 274,8 mil vagas em 7.388 cursos, espalhados por 136 instituições públicas.
Leia Também:
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 23 de janeiro, pelo site do Ministério da Educação (MEC). Quem quiser garantir a chance precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que a seleção vai levar em conta as notas do exame. A novidade é que, a partir desta edição, podem ser usadas as notas das últimas três edições da prova: 2023, 2024 e 2025.
Segundo o MEC, o sistema vai considerar a nota que der a melhor média para o curso escolhido, em cada uma das duas opções do candidato. Mas atenção: isso só vale se a nota da redação for maior que zero e se a pessoa não tiver feito o Enem como treineiro, ou seja, apenas pra testar os conhecimentos.
Além disso, o Sisu de 2026 terá apenas uma etapa de inscrição para vagas do ano inteiro. Quem passar na única chamada regular vai saber o resultado no dia 29 de janeiro.
