24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Pegue a visão - 11/01/2025, 07:30 - Vitória Sacramento

Inscrição no Sisu exige título de eleitor; veja como regularizar o documento

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada estarão abertas entre os dias 17 e 21 de janeiro

Sisu oferece diversas vagas no Ensino Superior
Sisu oferece diversas vagas no Ensino Superior |  Foto: Juca Varella/Agência Brasil

Se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e está se preparando para o Sisu 2025, é hora de separar a documentação necessária. Para os candidatos maiores de 18 anos, o título de eleitor é um dos documentos obrigatórios.

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas em instituições de ensino superior públicas, estarão abertas entre os dias 17 e 21 de janeiro. O resultado do Enem será divulgado nesta segunda-feira (13), na página do participante.

Os estudantes que ainda não possuem o título de eleitor podem solicitá-lo pelo Autoatendimento do Eleitor, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todo o processo é digital, rápido, gratuito e pode ser feito sem sair de casa.

O Massa! separou um passo a passo para você:

Acesse o site do TSE ou do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado;

Clique na opção Autoatendimento do Eleitor;

Escolha Título Eleitoral e depois Tire seu título eleitoral;

Preencha os dados pessoais solicitados e finalize a solicitação.

Para quem já possui o título, é fundamental verificar se está em dia com a Justiça Eleitoral. Isso pode ser feito pelo site do TRE-BA, pelo aplicativo e-Título, ou no link direto para consulta de débitos: (Débitos do Eleitor - TRE-BA.)

Caso haja débitos, como multas por ausência nas eleições, é possível regularizá-los online, inclusive com pagamento via PIX, que garante quitação imediata.

De acordo com Paulo Rocha, chefe do cartório da 3ª Zona Eleitoral, o título de eleitor não é obrigatório para a inscrição no Sisu, mas será exigido para efetivar a matrícula nas universidades públicas.

“Quem não tiver a quitação eleitoral pode enfrentar impedimentos na vida civil, como inscrever-se em concursos públicos, receber salários em cargos públicos e, claro, efetivar a matrícula em instituições de ensino público. Por isso, é essencial que os estudantes consultem a situação do título e regularizem qualquer pendência antes do prazo final”, afirmou Rocha.

Ainda segundo o chefe de cartório, é comum o aumento da procura por regularização neste período. Ele recomenda que os estudantes aproveitem os serviços digitais para evitar filas nos cartórios eleitorais.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) irá publicar materiais informativos nos próximos dias em seu perfil oficial no Instagram: @trebahia.

exclamção leia também