O Boletim de Balneabilidade do órgão apontou que 15 localidades, incluindo o Farol da Barra, uma das praias mais procuradas por moradores e turistas nos dias de sol, apresentam número acima do permitido de bactérias que são encontradas apenas em fezes humanas e de animais, esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.
Outros critérios para a classificação podem incluir derramamento de óleo no local, extravasamento de esgoto, ocorrência de maré vermelha, floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica.
O Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou a lista de praias impróprias para banho neste feriadão em Salvador.
Confira a lista das praias impróprias para banho em Salvador neste fim de semana:
Tubarão, Periperi, Penha, Bogari, Pedra Furada, Roma, Porto da Barra (junto à escada de acesso da praia), Santa Maria, Farol da Barra, Pituba, Armação, Boca do Rio, Patamares, Piatã e Itapuã.
O Inema ainda fornece um aplicativo gratuito que informa a qualidade das praias. O ''Vai Dar Praia'' está disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS.