A Igreja Santo Antônio da Barra foi um dos locais que recebeu, na terça-feira (23), a imagem peregrina de Santa Dulce dos Pobres, como parte da programação da festa em honra à santa. A imagem permaneceu na igreja das 7h às 19h e, em seguida, foi levada para a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. Três missas foram celebradas durante o dia, com movimento intenso de fiéis pela manhã.
A festividade faz parte da 'Peregrinação com a Santa', uma ação religiosa que levará a imagem sagrada a diversas localidades de Salvador. O circuito teve início na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro Sete de Abril, e continuará visitando outros 20 bairros.
Voluntários das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) acompanham a peregrinação, acolhendo os fiéis e divulgando a programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres, que acontecerá entre os dias 1º e 13 de agosto, no Largo de Roma.
Durante as visitas, que ocorreram das 7h às 19h, a igreja anfitriã organizou uma programação especial, incluindo missas, momentos de oração, devoção e veneração pública.
Ana Cláudia Ribeiro, 50 anos, devota de longa data, expressou sua admiração pela santa. "Só Deus sabe o tamanho da obra dela. E sem falar também que, se você olhar para a imagem mesmo, para os olhos da imagem, ela te acompanha, parece que está viva, falando com você. Você está rezando, está pedindo, e ela está olhando para você.”
Voluntários das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) estão presentes diariamente, atuando como guardiões da imagem, acolhendo os devotos e divulgando a programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres. Entre alguns dos locais que receberão a imagem estão o bairro Boa Viagem, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem; Piedade, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Piedade; e São Caetano, na Paróquia São Caetano da Divina Providência.
Apreciadora desde a infância, Ana Cláudia conta como sua devoção foi influenciada por sua mãe. "A minha devoção começa desde criança, porque minha mãe já era devota de Santa Dulce. Então, eu ouvia sempre minha mãe contar histórias de Irmã Dulce, como ela era uma freirinha que ajudava os pobres, que começou a fazer hospital de um galinheiro, e para mim o Santuário é um lugar mágico, é um lugar que acolhe você e te abraça.”
Para o gestor do Complexo Santuário Santa Dulce dos Pobres, Márcio Didier, a peregrinação representa a concretização do ideal de "igreja em saída", defendido pelo Papa Francisco. “A importância dessa peregrinação da imagem é que a gente repete um gesto dela. Irmã Dulce, como toda santa, além do tempo dela, saía e ia buscar o Cristo Sofredor nas ruas, onde as pessoas precisavam dela. Então, ao sair do santuário, a imagem peregrina dela repete esse gesto, de ir até as pessoas e não ficar aguardando as pessoas chegarem até ela”, ressalta Didier.
O reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres, frei Ícaro Rocha, destaca a importância da iniciativa para fortalecer o legado da santa. "Através dessa peregrinação, a imagem de Santa Dulce aproxima-se dos fiéis, proporcionando-lhes a oportunidade de vivenciar sua fé e devoção de forma profunda", afirma frei Ícaro.
Confira o calendário da ‘Peregrinação com a Santa’:
- 24/07: Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio)
- 25/07: Paróquia São Caetano da Divina Providência (São Caetano)
- 26/07: Paróquia Conversão de São Paulo (Fazenda Grande do Retiro)
- 29/07: Paróquia Nossa Senhora da Luz (Pituba)
- 30/07: Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Piedade (Piedade)
- 31/07: Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Boa Viagem)
- 01/08: Paróquia Santa Dulce dos Pobres (Saboeiro)
- 02/08: Santuário Nossa Senhora Aparecida (Imbuí)
- 05/08: Paróquia Divino Espírito Santo (Vale dos Lagos)
- 06/08: Paróquia Santa Tereza D'Ávila (Luís Anselmo)
- 07/08: Paróquia Nossa Senhora da Vitória (Vitória)
- 08/08: Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II (Uruguai)
- 09/08: Paróquia Sant’Ana (Rio Vermelho)