
Salvador recebe neste domingo (6), a partir das 8h, no Jardim de Alah, com destino ao Parque dos Ventos, a II Caminhada Coletiva do Autismo. O ponto de encontro dos participantes será próximo ao Mc Donald's.
Leia Também:
De acordo com dados do o Censo da Pessoa com Autismo, atualmente a capital baiana tem 4.249 crianças diagnosticadas com Transtornos do Espectro Autista (TEA).
Ana Felix, mãe de um garoto autista de 11 anos, presidente do Núcleo Acolhedor da Criança Autista (Naca Autismo) e da Frente Única PCD, ressaltou a importância do evento, que tem como objetivo conscientizar a população sobre os desafios dessas crianças e suas famílias.
"Esse dia é para ser lembrado, para que seja feita uma campanha de conscientização, para que as pessoas entendam qual é a necessidade de se falar de autismo na sociedade. Uma vez que as pessoas com autismo enfrentam dificuldades diárias no seu comportamento e que isso afeta a sua condição diante da sociedade. As limitações são muitas também, assim como suas habilidades, mas a gente fala mais das limitações porque isso impede que a pessoa consiga conviver em sociedade", afirmou.
Em 2023, a caminhada teve uma estimativa de mais de 2 mil pessoas do Cristo da Barra até o Farol e, neste ano, a expetativa é e que muito mais pessoas cheguem junto, acredita Ana.
"A estimativa do público é dobrar esse ano por conta da campanha que a gente está fazendo para que as pessoas consigam participar desse evento. É um evento que deve envolver a sociedade também. Na verdade, o que a gente queria muito é que esse evento entrasse para o calendário da cidade como um evento de que a cidade promove", concluiu.