26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Seja um voluntário - 09/12/2022, 17:41 - Vinicius Viana- Atualizado em 09/12/2022, 18:05

Igreja do Senhor do Bonfim lança campanha após doações despencarem

Campanha dos devotos do Nosso Senhor do Bonfim busca arrecadar fundos para manutenção da Basílica e ações sociais

Igreja do Bonfim apresenta ações para Campanha dos Devotos do Senhor do Bonfim
Igreja do Bonfim apresenta ações para Campanha dos Devotos do Senhor do Bonfim |  Foto: Olga Leiria / Ag. A Tarde

As tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim, que representam fé e tradição, que são amarradas no punho ou no tornozelo de baianos e turistas, também se tornaram símbolos da nova ação da campanha dos devotos do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, apresentada nesta sexta-feira (9), durante um evento no auditório da Basílica do Senhor do Bonfim, em Salvador.

O objetivo da campanha é motivar e impulsionar fiéis a fazerem doações espontâneas e mensais de valores que serão destinados a manutenção e expansão do templo, além de manter vivas as obras sociais realizadas pela Basílica do Senhor do Bonfim.

O reitor da Igreja do Bonfim, padre Edson Menezes, contou que a campanha existe há 9 anos e que esse ano a instituição deseja que ela cresça e alcance novos devotos para dar prosseguimento aos projetos da igreja.

Aspas

O valor da doação é espontâneo e depende da grandeza e do tamanho do coração de cada um. Tem uma expressão do Apóstolo Paulo que diz: ‘Que cada um dê conforme o tamanho do seu coração’.

Padre Edson Menezes reitor da Igreja do Bonfim

Em seguida, o líder religioso relatou que as doações diminuíram nos últimos dois anos devido a pandemia da Covid-19. “Sentimos um impacto muito grande na pandemia, mas tivemos uma equipe que realizou contato direto com as pessoas por meio de ligações e, graças a Deus, conseguimos equilibrar, mas agora estamos necessitados muito de um avanço e fortalecimento desta campanha pois precisamos de outros espaços, por exemplo, espaço de acolhimento para os romeiros que chegam”, afirmou padre Edson, que viu a arrecadação cair cerca de 30 %.

Imagem ilustrativa da imagem Igreja do Senhor do Bonfim lança campanha após doações despencarem
Foto: Olga Leiria / Ag. A Tarde

O publicitário baiano Aloysio Barros foi o responsável pela criação do projeto da nova campanha da Igreja do Senhor do Bonfim. Ele afirmou que mergulhou na história do templo para escolher o símbolo que melhor representasse o pedido da instituição religiosa e que tivesse uma relação próxima com a população.

“Nós fomos buscar um símbolo para poder sensibilizar o público a doar. Passamos um dia inteiro com o padre Edson e fizemos uma imersão na igreja, [onde] trouxemos o símbolo dos três desejos [presentes] nas fitinhas. Quando você amarra [elas] no braço, você tem direito a fazer três pedidos. Hoje, no santuário, o padre Edson só faz um: que as pessoas se tornem doadores”, declarou.

O juiz de devoção da Igreja do Senhor do Bonfim, Jorge Contreiras, falou sobre a importância de manter viva as doações que ajudam a Basílica continuar funcionando e exercendo o seu papel religioso e social na sociedade.

“Nossa dificuldade é muito grande, pois somos um santuário com um conjunto arquitetônico que gera muitas despesas. Essa campanha visa justamente atrair novos devotos para que possamos, realmente, tornar isso aqui grandioso, como é grandioso o Nosso Senhor do Bonfim. Acredito que Ele vai nos ajudar a atingir essa meta com os antigos e novos devotos, para que possamos transformar isso aqui em um verdadeiro santuário de expressão que encantará [baianos] e turistas”, declarou Contreiras, detalhando que a campanha vem sendo desenvolvida há 9 anos e que espera a participação de 12 mil fiéis contribuintes para realização dos investimentos necessários.

Imagem ilustrativa da imagem Igreja do Senhor do Bonfim lança campanha após doações despencarem
Foto: Olga Leiria / Ag. A Tarde

Devoção

A devoção ao Senhor do Bonfim está presente na vida de Eliana Nunes, de 73 anos, desde muito pequena, após testemunhar milagres e a manifestação de fé dos familiares. “Esse lugar recebe e acolhe todos com muito amor, tanto o quanto o Senhor do Bonfim está de braços abertos nos acolhendo. Peço que as pessoas participem da campanha e ajudem este lugar de fé e misericórdia”, pediu a aposentada, que coordena o projeto social da igreja.

Quem deseja ser um membro da campanha Devotos do Senhor do Bonfim e fazer doações para a Basílica do Senhor do Bonfim, pode entrar em contato com a instituição por meio do telefone (71) 3838-8246 ou através do número do Whatsapp da igreja (71) 98149-6148. As doações também podem ser feitas de forma presencial no templo da instituição.

* Sob a supervisão do editor Rafael Tiago Nunes

exclamção leia também