25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Seja um voluntário - - Atualizado em

Igreja do Senhor do Bonfim lança campanha após doações despencarem

Campanha dos devotos do Nosso Senhor do Bonfim busca arrecadar fundos para manutenção da Basílica e ações sociais

Vinicius Viana
Vinicius Viana
Igreja do Bonfim apresenta ações para Campanha dos Devotos do Senhor do Bonfim
Igreja do Bonfim apresenta ações para Campanha dos Devotos do Senhor do Bonfim |  Foto: Olga Leiria / Ag. A Tarde

As tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim, que representam fé e tradição, que são amarradas no punho ou no tornozelo de baianos e turistas, também se tornaram símbolos da nova ação da campanha dos devotos do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, apresentada nesta sexta-feira (9), durante um evento no auditório da Basílica do Senhor do Bonfim, em Salvador.

O objetivo da campanha é motivar e impulsionar fiéis a fazerem doações espontâneas e mensais de valores que serão destinados a manutenção e expansão do templo, além de manter vivas as obras sociais realizadas pela Basílica do Senhor do Bonfim.

O reitor da Igreja do Bonfim, padre Edson Menezes, contou que a campanha existe há 9 anos e que esse ano a instituição deseja que ela cresça e alcance novos devotos para dar prosseguimento aos projetos da igreja.

Aspas

O valor da doação é espontâneo e depende da grandeza e do tamanho do coração de cada um. Tem uma expressão do Apóstolo Paulo que diz: ‘Que cada um dê conforme o tamanho do seu coração’.

Padre Edson Menezes reitor da Igreja do Bonfim

Em seguida, o líder religioso relatou que as doações diminuíram nos últimos dois anos devido a pandemia da Covid-19. “Sentimos um impacto muito grande na pandemia, mas tivemos uma equipe que realizou contato direto com as pessoas por meio de ligações e, graças a Deus, conseguimos equilibrar, mas agora estamos necessitados muito de um avanço e fortalecimento desta campanha pois precisamos de outros espaços, por exemplo, espaço de acolhimento para os romeiros que chegam”, afirmou padre Edson, que viu a arrecadação cair cerca de 30 %.

Imagem ilustrativa da imagem Igreja do Senhor do Bonfim lança campanha após doações despencarem
Foto: Olga Leiria / Ag. A Tarde

O publicitário baiano Aloysio Barros foi o responsável pela criação do projeto da nova campanha da Igreja do Senhor do Bonfim. Ele afirmou que mergulhou na história do templo para escolher o símbolo que melhor representasse o pedido da instituição religiosa e que tivesse uma relação próxima com a população.

“Nós fomos buscar um símbolo para poder sensibilizar o público a doar. Passamos um dia inteiro com o padre Edson e fizemos uma imersão na igreja, [onde] trouxemos o símbolo dos três desejos [presentes] nas fitinhas. Quando você amarra [elas] no braço, você tem direito a fazer três pedidos. Hoje, no santuário, o padre Edson só faz um: que as pessoas se tornem doadores”, declarou.

O juiz de devoção da Igreja do Senhor do Bonfim, Jorge Contreiras, falou sobre a importância de manter viva as doações que ajudam a Basílica continuar funcionando e exercendo o seu papel religioso e social na sociedade.

“Nossa dificuldade é muito grande, pois somos um santuário com um conjunto arquitetônico que gera muitas despesas. Essa campanha visa justamente atrair novos devotos para que possamos, realmente, tornar isso aqui grandioso, como é grandioso o Nosso Senhor do Bonfim. Acredito que Ele vai nos ajudar a atingir essa meta com os antigos e novos devotos, para que possamos transformar isso aqui em um verdadeiro santuário de expressão que encantará [baianos] e turistas”, declarou Contreiras, detalhando que a campanha vem sendo desenvolvida há 9 anos e que espera a participação de 12 mil fiéis contribuintes para realização dos investimentos necessários.

Imagem ilustrativa da imagem Igreja do Senhor do Bonfim lança campanha após doações despencarem
Foto: Olga Leiria / Ag. A Tarde

Devoção

A devoção ao Senhor do Bonfim está presente na vida de Eliana Nunes, de 73 anos, desde muito pequena, após testemunhar milagres e a manifestação de fé dos familiares. “Esse lugar recebe e acolhe todos com muito amor, tanto o quanto o Senhor do Bonfim está de braços abertos nos acolhendo. Peço que as pessoas participem da campanha e ajudem este lugar de fé e misericórdia”, pediu a aposentada, que coordena o projeto social da igreja.

Quem deseja ser um membro da campanha Devotos do Senhor do Bonfim e fazer doações para a Basílica do Senhor do Bonfim, pode entrar em contato com a instituição por meio do telefone (71) 3838-8246 ou através do número do Whatsapp da igreja (71) 98149-6148. As doações também podem ser feitas de forma presencial no templo da instituição.

* Sob a supervisão do editor Rafael Tiago Nunes

exclamção leia também