30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Facilidade - 13/12/2023, 17:25 - Da Redação- Atualizado em 13/12/2023, 18:44

Idosos poderão imprimir em casa credencial para estacionamento

Todo processo é feito no site da Transalvador, através de login com conta Gov.br

Para ter acesso a este benefício, o usuário precisa ter perfil prata ou ouro no sistema federal
Para ter acesso a este benefício, o usuário precisa ter perfil prata ou ouro no sistema federal |  Foto: Divulgação / Transalvador

Pessoas a partir dos 60 anos poderão emitir a credencial que permite estacionar em vagas especiais sem sair de casa. Desde segunda-feira (11), a requisição feita utilizando o login Gov.br, no portal transalvador.salvador.ba.gov.br permitirá ao cidadão registrar a requisição e imprimir, em um só lugar, sem necessidade de se deslocar à sede da autarquia de trânsito de Salvador.

Para ter acesso a este benefício, o usuário precisa ter perfil prata ou ouro no sistema federal, que são os tipos com mais alto nível de confiança. Ao acessar o site da Transalvador, a pessoa idosa deve pesquisar por “Vagas Especiais”, em seguida, fazer o login usando a plataforma Gov.br. Depois, basta colocar os dados solicitados. Após o acesso, estando tudo correto, a credencial é liberada para impressão, que pode ser feita onde a pessoa estiver.

O idoso que não tiver conta no Gov.br prata ou ouro, pode solicitar as credenciais cadastrando usuário no site da Transalvador. Neste caso, após envio da documentação, o setor responsável marca uma data para que a retirada seja feita na sede da autarquia.

A credencial emitida vem com um QR Code para comprovar a autenticidade do documento. Após impressa, a credencial precisa ser colocada no painel do carro, um local de fácil visualização.

Gestantes, lactantes, pessoas com deficiência ou em tratamento de doenças crônicas deverão continuar pedindo a credencial pelo site da Transalvador, como já acontece normalmente. Nestes casos, é preciso que sejam enviadas documentações específicas.

exclamção leia também