Após a última licitação do Governo do Estado, o Hospital Aristides Maltez (HAM) ganhará ampliação de até 30% de sua capacidade de atendimento aos pacientes oncológicos de toda a Bahia. A nova edificação será erguida em um terreno desapropriado e cedido pelo poder público estadual à instituição filantrópica. A apresentação foi feita nesta segunda-feira (21) à secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana.
As obras contam com investimento de cerca de R$ 18,6 milhões apenas, a nova edificação terá mais de 2,7 mil metros quadrados e possibilitará ampliar o tratamento quimioterápico. “O Aristides Maltez é uma referência em oncologia não apenas na Bahia, mas para todo o Brasil. E hoje saímos com o sentimento de felicidade em poder contribuir com a ampliação do hospital e melhorar, sobretudo, a assistência. Hoje o Estado já aporta mais de R$ 25 milhões por ano em serviços contratados, tais como: internação clínica ou cirúrgica em oncologia adulta e pediátrica, bem como atendimentos oncohematológicos e ambulatoriais”, afirma a secretária.
Já segundo as informações do presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), Aristides Maltez Filho, que é a entidade mantenedora do HAM, a construção do novo edifício é parte de um processo de modernização e extensão de um legado de amor e cuidado aos pacientes oncológicos por meio da filantropia. “Hoje temos duas prioridades: iniciar a construção do edifício ainda esse ano e realizar transplante de medula óssea”, destaca.
Leia Mais
Fujão condenado por fazer picado de casal é encontrado em solo baiano
Atendimento
Somente de janeiro a junho de 2023, o HAM realizou 4.637 cirurgias, 6.315 internações, mais de 93,5 mil consultas e ultrapassou a marca de 2,5 milhões de procedimentos.