27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Doar sangue é vida - 06/04/2023, 07:30 - Maria Laura S. de Souza

Hemoba e GSH realizam atendimento especial na Semana Santa

Semana Santa é um período de aumento na demanda de sangue, tanto pela falta de doadores, como pelo aumento de casos de acidentes de trânsito

Hemoba e GSH realizam atendimento especial na Semana Santa
Hemoba e GSH realizam atendimento especial na Semana Santa |  Foto: Divulgação Hemoba

Durante o feriado da Páscoa, os bancos de sangue do Hemoba e GSH de Salvador, estarão funcionando em horário especial. As instituições aproveitam o período religioso para apelar ao simbolismo de ajuda e amor ao próximo, estimulando o ato da doação. A Semana Santa é um período de aumento na demanda de sangue, tanto pela falta de doadores, como pelo aumento de casos de acidentes de trânsito.

Hemoba recebe os voluntários à doação de sangue durante a Semana Santa, até o dia 08 de abril. Hoje as unidades da fundação funcionam normalmente. Amanhã, Sexta-Feira da Paixão, e sábado, dia 8, as unidades funcionam das 7h30 às 16h. Já a unidade móvel (Hemóvel) funcionará no Salvador Shopping, das 8h às 17h, também até o dia 8.

O Banco de Sangue GSH funciona normalmente nos dias 7 e 8, das 7h às 18h. Os doadores que se dispuserem a doar nestes dias, serão presenteados com uma caixa de bomboms de chocolate mediante disponibilidade. A inciativa faz parte da campanha “Doe esperança para quem precisa. Quem salva vidas tem uma vida mais doce”. Para doar, basta comparecer a sede do GSH na Av. São Rafael, em São Marcos, ou agendar previamente pelo telefone (71) 3281-6295, ou WhatsApp (71) 99718-8708.

No GSH, os tipos sanguíneos O negativo e A negativo estão em estado mais crítico. No Hemoba, os tipos O positivo, O negativo e B positivo estão abaixo dos níveis recomendados para atender as unidades hospitalares do estado.

O aumento da demanda nos bancos de sangue, se dá pelos atendimentos que necessitam de transfusões de sangue nas emergências dos hospitais. De acordo com a Dra Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia do Hemoba, na semana da páscoa já se percebe o decréscimo de doadores. “Como já é sabido por todos, este é um período onde também ocorrem muitos acidentes nas estradas, então nós precisamos estar com o estoque seguro, para que dê para atender a nós mesmos e os municípios que precisarem”, explica.

Em 2022, na semana do feriado religioso em abril o Hemoba percebeu uma diminuição de 20% no número de candidatos à doação em relação à semana anterior; em 2021, o decréscimo foi cerca de 38% e, em 2020, chegou a 63%.

Érica de Souza, líder de captação do Banco GSH de Salvador, confirma que a Páscoa é um período em que as bolsas de sangue ficam escassas. Ela acrescenta que por conta do feriadão, as pessoas viajam e esquecem de passar no banco de sangue para doar. “A gente espera que seja o período em que o pessoal antes de viajar faça o ato solidário doando sangue e depois vá curtir o feriadão”, complementa.

O incentivo do momento para a doação, é o simbolismo de renovação, esperança e desprendimento. A Dra. Rivânia acredita que o momento também significa o renascer e melhorar. “Porque não iniciar justamente com uma doação de sangue? Você pode realmente fazer um ato de solidariedade, ajudando as pessoas que precisam de transfusão”, afirma.

Érica ressalta que intenção é sensibilizar a população para a necessidade constante da doação de sangue. “Desejamos aos nossos doadores uma feliz Páscoa e esperamos que eles se sintam motivados pelo verdadeiro sentido desta celebração e façam sua doação de sangue”, completa.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É preciso apresentar documento original com foto e pesar acima de 50 kg. É importante estar bem de saúde, descansado e alimentado, além de ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação. Não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

exclamção leia também