26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Treino pesado! - 27/09/2025, 10:00 - Vinicius Viana

Guarda-vidas têm preparação intensa para atuarem nas praias

Rotina dos profissionais é marcada treinamentos diversificados

Guarda-vidas fazem treinamento na Praia do Porto da Barra
Guarda-vidas fazem treinamento na Praia do Porto da Barra |  Foto: Vinicius Viana

O trabalho preventivo e de resgate do 13º Batalhão Marítimo do Corpo de Bombeiros da Bahia é essencial para garantir a segurança dos banhistas nas praias, na extensão do Porto da Barra até Amaralina, em Salvador. Entre janeiro e agosto deste ano, o Grupamento Marítimo realizou 102 resgates de afogamento, com todas as vítimas salvas com vida, além de 4.963 ações preventivas.

Leia Também:

Para manter esse nível de eficiência, a rotina dos guarda-vidas é marcada por intenso treinamento diário. O tenente Kleber Rocha explica que a jornada de trabalho começa muito antes de ocuparem os postos nas praias, ressaltando que as preparações física e técnica são inegociáveis antes de entrarem em serviço.

Tenente Kleber Rocha
Tenente Kleber Rocha | Foto: Shirley Stolze / Ag A Tarde

"A gente faz o treinamento de cerca de uma hora, seja ele de praia, seja ele de piscina, utilizando os equipamentos que são utilizados nos salvamentos diários. Depois disso, a tropa é mobilizada para os postos de salvamento, no Porto da Barra, Barravento, Ondina, Rio Vermelho e Amaralina", declarou ao Portal MASSA!.

Equipamentos usados no resgate

Guarda-vidas fazem treinamento no Porto da Barra
Guarda-vidas fazem treinamento no Porto da Barra | Foto: Shirley Stolze / Ag A Tarde

Para a realização dos salvamentos, as equipes contam com equipamentos específicos, que variam conforme a distância da vítima e as condições do mar. "Os equipamentos que a gente utiliza são os equipamentos individuais, que são as nadadeiras e os óculos", listou o guarda-vidas.

Já o uso do pranchão é fundamental para alcançar vítimas mais distantes, especialmente em praias de águas mais calmas, como o Porto da Barra. No entanto, em casos de maior complexidade, o tenente informou que o auxílio aéreo é acionado.

"A gente faz o acionamento do GRAER (Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar) ou do GOA (Grupamento de Operações Aéreas), que prestam auxílio aéreo. Então, a gente utiliza um equipamento chamado Sling, que retira a vítima da água e a transporta para a terra", explicou.

Novos guarda-vidas no mar

Guarda-vidas fazem treinamento no Porto da Barra
Guarda-vidas fazem treinamento no Porto da Barra | Foto: Shirley Stolze / Ag A Tarde

Durante a produção desta reportagem, nossa equipe acompanhou de perto o treinamento dos novos guarda-vidas, que concluíram o curso de formação em agosto de 2025. Em setembro, 14 deles foram apresentados ao 13º Batalhão Marítimo para treinamento específico. A partir de outubro, eles passarão a integrar a escala de trabalho efetivo. Com a chegada desses novos profissionais, o efetivo total passará de 45 para 59.

exclamção leia também