O aumento no número de casos de Covid-19 em Guanambi, na Bahia, obrigou a secretaria municipal de saúde cancelar o réveillon da cidade, que estava planejado para acontecer na Praça do Feijão no próximo dia 31/12.
De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada após uma reunião com a presença do secretário interino e membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e análise do cenário da pandemia no município.
Dados de Guanambi apontam que houve um aumento significativo do registro de óbitos em Guanambi e região, muito acima da média dos últimos meses, por ser uma cidade polo, cujo evento anual reúne dezenas de milhares de pessoas, poderia desencadear, não só o aumento da taxa de contaminação, mas a ampla propagação do vírus, sendo a praça impossível de se aplicar medidas de orientação.
Entre os artistas que iriam se apresentar no evento de Réveillon estava o cantor sertanejo Eduardo Costa. De acordo com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, todos os certames licitatórios de estrutura e show pirotécnico já estavam finalizados e serão utilizados em um evento posterior, como São João ou aniversário da cidade, caso as taxas da Covid-19, diminuam.
Seguindo a orientação do CMS, a secretaria de saúde irá publicar um decreto nesta semana, para nortear os locais de evento privado, que existe possibilidade de controle de acesso, para adotar medidas de prevenção, o que é impossível de se obrigar em área aberta, como uma praça pública.