
Um dia após o feriado da independência, dia em que as praias costumam lotar, um grupo de voluntários se mobilizou na praia de Piatã, em Salvador, para realizar uma operação de limpeza da areia, na manhã de ontem (8). Organizada em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 16 de setembro, a ação é parte do calendário de atividades do 10º Festival das Baleias, promovido pela entidade ambiental REDEMAR.
Diversas instituições estiveram envolvidas no mutirão; uma delas foi o Museu do Mar Aleixo Belov, que levou uma equipe para ajudar na remoção do lixo. A estudante de oceanografia Giullia Fernandes, que é estagiária do museu, foi uma das voluntárias e considerou o momento muito importante. “Essa conscientização é extremamente importante para frear o descaso que temos com o lixo, que além de deixar as praias horrorosas e sujas, acabam com nossa fauna”, afirmou Giullia.

Agenda
O presidente do Instituto REDEMAR, William Freitas, ressaltou que a atividade da manhã de ontem faz parte de uma agenda bem específica do mês de setembro. “Foi uma imersão para mostrar qual é a problemática da poluição das praias por plástico. Foi uma ação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, mas também faz parte de uma imersão como desdobramento da II Conferência dos Oceanos”, explicou William.
Além do REDEMAR e Museu Aleixo Belov, também foram parceiros da iniciativa do Instituto Neo Mondo, Instituto Popular do Recôncavo, Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), Instituto Brasileiro de Biodiversidade (BrBio) e Amara Nzero. Ainda como parte da agenda do REDEMAR, haverá ainda, hoje (9), uma expedição para o avistamento de baleias-jubarte na Baía de Todos-os-Santos.





