
Um grande supermercado em Praia do Forte, destino turístico do distrito de Mata de São João, foi autuado pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) nesta semana. O estabelecimento comercial tinha diversas irregularidades e estava vendendo carne estragada. Ao todo, foram apreendidos 140 kg de carne bovina imprópria para o consumo.
De acordo com Iratan Vilas Boas, o diretor de fiscalização do Procon-BA, também foram encontrados outros tipos de produtos vencidos nas prateleiras do mercado: “Ao todo foram 155 produtos com prazo de validade vencido. O supermercado vai responder a um processo administrativo e os produtos em questão foram descartados na presença dos fiscais para serem retirados do mercado de consumo”.

Depois dessa autuação, o órgão orientou a administração do estabelecimento sobre a necessidade de fazer a rotulagem correta, praticar o controle de qualidade e manter o respeito ao Código de Defesa do Consumidor.
Operação Verão do Procon
Esta ação de fiscalização em Praia do Forte fez parte da Operação Verão, que foi estabelecida com o objetivo de passar o pente fino em regiões turísticas, pois as compras desses alimentos aumentam devido ao período de maior circulação de pessoas e é necessário redobrar o rigor no cumprimento das normas de segurança alimentar.
Leia Também:
Em nota divulgada, o Procon alertou os consumidores a estarem atentos às condições das embalagens, ao armazenamento, odor e coloração das carnes, além de informar que qualquer irregularidade pode ser denunciada.
Para relatar algum caso, o cidadão deve entrar em contato no email [email protected] ou pelo portal consumidor.gov.br.
