
O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Magalhães, comemorou a efetivação da lei que reestrutura a corporação, sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) no sábado (6).
Leia Também:
Em entrevista coletiva para a imprensa presente na cobertura do desfile do 7 de setembro em Salvador, neste domingo, o oficial afirmou que a medida é motivo de orgulho e garantiu que as mudanças vão deixar a PM mais próxima da população.
"É um avanço muito grande. Nós propusemos ao governador diminuirmos as áreas territoriais, criar novos comandos para estarmos mais próximos da comunidade, da sociedade, para quem a gente serve. E o governador aceitou e tem uma lei aprovada ontem, onde criamos 300 comandos regionais e criamos mais de 19 outras unidades”, disse o coronel.
Ele ainda ressaltou que a mudança traz mais oportunidades para a carreira dos militares. “A carreira dá fluxo, sim, porque quando criamos uma unidade, nós temos postos de serviço que vai do comandante ao soldado. Fora isso, nós criamos através dessa lei, duas mil vagas de policiais militares em base para suprir exatamente essas unidades novas. Então, para a gente é motivo de orgulho”, concluiu o comandante-geral.
Novas Diretorias
A lei sancionada por Jerônimo Rodrigues autoriza a ampliação da atuação da Polícia Militar no interior da Bahia, as novidades serão destinadas para os seguintes municípios:
Porto Seguro;
Feira de Santana;
Juazeiro.
Comandos Regionais
Além disso, o projeto, de autoria do próprio Executivo, também prevê a criação de novos Comandos Regionais no estado. As unidades serão instaladas em três municípios: Jequié, Alagoinhas e Irecê.
Também devem ser instalados novos batalhões de PM, nas seguintes cidades:
Feira de Santana;
Jacobina;
Luís Eduardo Magalhães;
Eunápolis;
Candeias;
Salvador: nos bairros Nordeste de Amaralina e Itapuã.
Cargos
Com a reestruturação das forças de segurança, o governador ainda autorizou a abertura dos seguintes cargos:
Comandante de policiamento;
Assessor especial;
Coordenador
Comandante de Batalhão;
Chefe de Núcleo;
Coordenador Técnico;
Subcomandante de Batalhão;
Comandante de Companhia Independente.