
O governo federal está avaliando a possibilidade de implantar a tarifa zero no transporte público em todo o país. A informação foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta terça-feira (7), durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro.
Segundo Haddad, o estudo foi solicitado pelo presidente Lula (PT) e está sendo conduzido pela equipe econômica. O objetivo é realizar um levantamento completo sobre o funcionamento e o financiamento do setor, identificando os custos, subsídios e a participação de empresas e trabalhadores no pagamento das tarifas.
“O transporte público no Brasil é uma questão essencial para o trabalhador. Estamos fazendo uma radiografia do setor para entender quais são os gargalos e quais alternativas tecnológicas e financeiras podem ser adotadas”, explicou o ministro.
Atualmente, 136 municípios brasileiros já adotam o modelo de transporte gratuito, a maioria de pequeno e médio porte. Em algumas capitais, como Brasília e São Paulo, a gratuidade ocorre apenas aos domingos e feriados.