30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Estiagem - 26/12/2023, 17:18 - Da Redação

Governo federal reconhece emergência em 6 municípios baianos

A partir de agora, prefeituras estão aptas a solicitar recursos para ações de assistência humanitária

Estiagem assola vários municípios da Bahia
Estiagem assola vários municípios da Bahia |  Foto: Reprodução / Freepik

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (26), a situação de emergência em seis municípios da Bahia por causa da estiagem.

Entraram na lista Feira de Santana, Buritirama, Irará, Ituaçu, Jaguaquara e Mansidão. As cidades registram prejuízos na agricultura, pecuária e outras atividades.

Com o reconhecimento federal, os municípios estão aptos a solicitar recursos do MIDR para ações de assistência humanitária, como compra de alimentos, água potável e combustível para os veículos que fazem o transporte dos mantimentos. Os repasses serão liberados assim que os planos de trabalho forem apresentados pela prefeitura e avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional.

“A orientação do presidente Lula é dar todo o apoio necessário aos municípios atingidos por desastres, seja por excesso de chuvas, como no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, seja pela falta, como vem ocorrendo neste momento no Norte e Nordeste do País”, destaca o ministro Waldez Góes. “É importante ressaltar que não faltarão recursos do Governo Federal para atender a população que vem sofrendo com a estiagem”, completa.

exclamção leia também