25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Iniciativa boa! - 05/09/2023, 06:20 - Amanda Souza - Atualizado em 05/09/2023, 09:24

Governo e GGB abrem IV Semana da Diversidade LGBTQIAP+

Estão previstas para ocorrer ações que vão desde a capacitação da mão de obra LGBT para o mercado de trabalho até feiras de saúde específicas

Equipe coordenadora da Parada
Equipe coordenadora da Parada |  Foto: Olga Leira | Ag. A Tarde

Começaram, nessa segunda-feira (4), as atividades da IV Semana da Diversidade LGBTQIAP+. O evento de lançamento da ação ocorreu na manhã de ontem, no Solar do Ferrão, e reuniu autoridades para tratar do conjunto de ações que vai anteceder a XX Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia, marcada para o próximo domingo (10).

A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado e o Grupo Gay da Bahia (GGB). Ao longo da semana estão previstas para ocorrer ações que vão desde a capacitação da mão de obra LGBT para o mercado de trabalho até feiras de saúde específicas para esse público.

No que se refere à saúde, uma parceria entre as Voluntárias Sociais e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) promove, hoje (5), a feira ‘Saúde Mais Perto’, no campus Ondina da UFBA, a partir das 8h. São oferecidos atendimentos com dentista, raio-x, ultrassom, exames de laboratório, etc.Nas ações voltadas ao turismo, o foco é promover a Bahia como um destino gay friendly, ou seja, um lugar em que esse público seja bem acolhido.

Secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar
Secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar | Foto: Olga Leira | Ag. A Tarde

O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, pontuou que a Setur tem trabalhado para que os equipamentos do estado sejam receptivos a essa comunidade.“Temos feito um trabalho de capacitação da mão de obra e qualificação dos equipamentos para receber esse público”, disse. “Somado a isso, junto ao GGB nós desenvolvemos um roteiro turístico específico para esse grupo”, contou.

O roteiro turístico abrange Salvador, o entorno da Baía de Todos-Os-Santos e a Costa dos Coqueiros. Rolou ainda o lançamento de uma cartilha que orienta um atendimento qualificado ao público LGBTQIAPN+. Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, concorda que colocar a Bahia nesse cenário é importante para a comunidade. “O turista LGBT já tem uma simpatia pela Bahia. Promover isso vai dar mais segurança ao turista que opta por conhecer a Bahia, sabendo que aqui vai ter conforto, amizades e boas trocas de experiências, porque esse é o borogodó que a Bahia tem”, disse Marcelo.

Marcelo Cerqueira, coordenador do GGB

Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

Data: 04/09/2023
Marcelo Cerqueira, coordenador do GGB Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE Data: 04/09/2023 | Foto: Olga Leira | Ag. A Tarde

Domingo tem Parada Gay!
Todas essas atividades previstas para essa semana servirão como um termômetro para a cereja do bolo da IV edição da Semana da Diversidade LGBTQIAPN+: A XX Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia, que vai rolar no próximo domingo (10), lá no Campo Grande, a partir das 11h30. Com o tema “Por Mais Diversidade no Mundo Corporativo”, a parada conta com uma programação diversificada e reúne celebração, música e debate.

A coordenadora de Turismo LGBTQIAP+ da Setur, Petra Perón, falou um pouco do papel das secretarias de estado que estarão envolvidas no dia, como a Secretaria de Turismo (Setur), que fará pesquisa de demanda turística, e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que vai qualificar o atendimento das forças policiais para esse público, reforçando a preocupação e parceria do Governo do Estado com o evento e a causa. “É o retorno da Parada depois de quatro anos. Nesse dia o Governo do Estado fará diversas entregas para garantir a segurança, uma programação rica e diversa, com a nossa cara, e, sobretudo, para produzir indicadores para os próximos períodos”, disse.

Petra Pero
Petra Pero | Foto: Olga Leira | Ag. A Tarde

Outra informação importante sobre a Parada foi divulgada pelo presidente do GGB. De acordo com Marcelo, a edição de 2024 do evento deixará de ocorrer no Campo Grande e ganhará um novo palco: a Barra. Isso porque, de acordo com Marcelo, houve uma mudança de público; a nova geração de pessoas que vão ao evento não têm a mesma relação com o Centro Histórico que as gerações passadas.

Governo e GGB abrem IV Semana da Diversidade LGBTQIAP+ Governo e GGB abrem IV Semana da Diversidade LGBTQIAP+ Governo e GGB abrem IV Semana da Diversidade LGBTQIAP+ Governo e GGB abrem IV Semana da Diversidade LGBTQIAP+ Governo e GGB abrem IV Semana da Diversidade LGBTQIAP+ Governo e GGB abrem IV Semana da Diversidade LGBTQIAP+ Governo e GGB abrem IV Semana da Diversidade LGBTQIAP+ Governo e GGB abrem IV Semana da Diversidade LGBTQIAP+ Governo e GGB abrem IV Semana da Diversidade LGBTQIAP+ Governo e GGB abrem IV Semana da Diversidade LGBTQIAP+ Governo e GGB abrem IV Semana da Diversidade LGBTQIAP+

exclamção leia também