Começaram, nessa segunda-feira (4), as atividades da IV Semana da Diversidade LGBTQIAP+. O evento de lançamento da ação ocorreu na manhã de ontem, no Solar do Ferrão, e reuniu autoridades para tratar do conjunto de ações que vai anteceder a XX Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia, marcada para o próximo domingo (10).
A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado e o Grupo Gay da Bahia (GGB). Ao longo da semana estão previstas para ocorrer ações que vão desde a capacitação da mão de obra LGBT para o mercado de trabalho até feiras de saúde específicas para esse público.
No que se refere à saúde, uma parceria entre as Voluntárias Sociais e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) promove, hoje (5), a feira ‘Saúde Mais Perto’, no campus Ondina da UFBA, a partir das 8h. São oferecidos atendimentos com dentista, raio-x, ultrassom, exames de laboratório, etc.Nas ações voltadas ao turismo, o foco é promover a Bahia como um destino gay friendly, ou seja, um lugar em que esse público seja bem acolhido.
O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, pontuou que a Setur tem trabalhado para que os equipamentos do estado sejam receptivos a essa comunidade.“Temos feito um trabalho de capacitação da mão de obra e qualificação dos equipamentos para receber esse público”, disse. “Somado a isso, junto ao GGB nós desenvolvemos um roteiro turístico específico para esse grupo”, contou.
O roteiro turístico abrange Salvador, o entorno da Baía de Todos-Os-Santos e a Costa dos Coqueiros. Rolou ainda o lançamento de uma cartilha que orienta um atendimento qualificado ao público LGBTQIAPN+. Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, concorda que colocar a Bahia nesse cenário é importante para a comunidade. “O turista LGBT já tem uma simpatia pela Bahia. Promover isso vai dar mais segurança ao turista que opta por conhecer a Bahia, sabendo que aqui vai ter conforto, amizades e boas trocas de experiências, porque esse é o borogodó que a Bahia tem”, disse Marcelo.
Domingo tem Parada Gay!
Todas essas atividades previstas para essa semana servirão como um termômetro para a cereja do bolo da IV edição da Semana da Diversidade LGBTQIAPN+: A XX Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia, que vai rolar no próximo domingo (10), lá no Campo Grande, a partir das 11h30. Com o tema “Por Mais Diversidade no Mundo Corporativo”, a parada conta com uma programação diversificada e reúne celebração, música e debate.
A coordenadora de Turismo LGBTQIAP+ da Setur, Petra Perón, falou um pouco do papel das secretarias de estado que estarão envolvidas no dia, como a Secretaria de Turismo (Setur), que fará pesquisa de demanda turística, e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que vai qualificar o atendimento das forças policiais para esse público, reforçando a preocupação e parceria do Governo do Estado com o evento e a causa. “É o retorno da Parada depois de quatro anos. Nesse dia o Governo do Estado fará diversas entregas para garantir a segurança, uma programação rica e diversa, com a nossa cara, e, sobretudo, para produzir indicadores para os próximos períodos”, disse.
Outra informação importante sobre a Parada foi divulgada pelo presidente do GGB. De acordo com Marcelo, a edição de 2024 do evento deixará de ocorrer no Campo Grande e ganhará um novo palco: a Barra. Isso porque, de acordo com Marcelo, houve uma mudança de público; a nova geração de pessoas que vão ao evento não têm a mesma relação com o Centro Histórico que as gerações passadas.