
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou na última terça-feira (28) a abertura de oito novos concursos para contratar 890 servidores em 16 áreas diferentes do governo estadual. O anúncio foi feito durante a cerimônia em comemoração ao Dia do Servidor Público, em Salvador.
Leia Também:
Segundo o governador, as seleções vão reforçar setores importantes, como Meio Ambiente, Obras Públicas, Fazenda, Regulação, Gestão Governamental, Procuradoria e Planejamento:
“Eu prometi que no Dia do Servidor anunciaríamos um pacote de concursos. Vamos abrir vagas em áreas estratégicas e, na próxima semana, também teremos novidades para a segurança pública”, afirmou Jero.

Novas contratações
As contratações devem começar a partir de janeiro de 2027. O governo informou que o objetivo é renovar os quadros fixos do Estado, especialmente em cargos que não podem ser ocupados por terceirizados ou contratados temporários.
Veja como devem ser distribuídas as vagas:
- Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA): 100 vagas para Auditor Fiscal e 100 para Agente de Tributos;
- Procuradoria Geral do Estado (PGE): 135 vagas (20 para Procurador, 50 para Assistente e 65 para Analista);
- Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Inema: 110 vagas para técnicos e especialistas em Meio Ambiente e Recursos Hídricos;
- Secretarias de Administração, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano: 120 vagas para Especialista e Técnico em Obras Públicas;
- Agência de Defesa Agropecuária (Adab): 160 vagas para Fiscal Estadual Agropecuário e 40 para Técnico em Fiscalização;
- Agersa, Saeb e Seplan: 125 vagas para Especialistas e Técnicos em Regulação, Políticas Públicas, Gestão Governamental e Produção de Informações Econômicas e Sociais.
O governo pretende reforçar áreas que há anos não têm renovação de servidores, e garantir o bom funcionamento da máquina pública.
