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Vai sair! - 13/08/2025, 21:30 - Da Redação

Governo da Bahia reforma ponte no Subúrbio para passagem do VLT

Ponte liga os bairros do Lobato e Plataforma na capital baiana

Ponte liga os bairros de Lobato e Plataforma no Subúrbio Ferroviário de Salvador
Ponte liga os bairros de Lobato e Plataforma no Subúrbio Ferroviário de Salvador |  Foto: Amanda Ercília/GovBA

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), está trabalhando na elevação e revitalização da Ponte São João que liga os bairros do Lobato e Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O local servirá de passagem para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

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A obra é executada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), que trabalha na correção de desgastes e o reforço da fundação, já que, com a proximidade do mar, os pontos de oxidação avançaram substancialmente.

A intervenção, conhecida como "macaqueamento", está sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador e, consiste em elevar, temporariamente, a ponte para reforços estruturais, garantindo segurança e durabilidade para o novo sistema de transporte, como explicou o engenheiro de produção, Danilo Carvalho.

"A parte de concreto já foi recuperada e agora estamos dando start à etapa da recuperação da ponte metálica, com a substituição dos aparelhos de apoio, dispositivos nos quais a ponte se apoia na estrutura de concreto", disse.

Operários trabalham na revitalização da ponte
Operários trabalham na revitalização da ponte | Foto: Amanda Ercília/GovBA

Vai até quando?

A expectativa é que a fase de elevação e reforço da Ponte São João seja concluída em meados de 2026, permitindo a continuidade do cronograma do VLT, que promete modernizar a mobilidade e integrar o Subúrbio Ferroviário ao restante da cidade.

Ponte servirá de passagem para o VLT
Ponte servirá de passagem para o VLT | Foto: Amanda Ercília/GovBA

Avanço do VLT

As obras do VLT estão divididas em três trechos. No primeiro, que liga a Ilha de São João à Calçada, já foi concluída a concretagem dos trilhos, além de serviços de terraplanagem, drenagem e testes elétricos. O Trecho 2, entre Paripe e Águas Claras, concentra trabalhos na duplicação da Estrada do Derba e na fundação do viaduto de Águas Claras. Já o Trecho 3, de Águas Claras até Piatã, vai integrar o sistema ao metrô no Bairro da Paz.

O projeto do VLT prevê, ainda, obras complementares, como a duplicação de 7,5 quilômetros da BA-528, a implantação de uma via alimentadora no Parque São Bartolomeu e a requalificação do prédio histórico da antiga Fábrica São Braz, que será transformado em centro de atividades culturais e comerciais.

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