O governo da Bahia instalou, nesta segunda-feira (5), o Comitê de Crise Operação Chuva, no Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública, a fim de discutir e tomar ações para atender os municípios atingidos pelos fortes temporais dos últimos dias.
Segundo informações do grupo, as principais doenças dectadas nos 52 municípios atingidos são leptospirose, hepatite e doenças diarreicas. Foram liberados também kits de medicamentos para 500 pessoas por um período de três meses. Cerca de 65 mil pessoas tiveram suas vidas alteradas por causa da chuva.
Formam o comitê as secretarias de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação (Seinfra), da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), da Administração (Saeb), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), de Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab), além da Casa Civil.
Leia mais
Governo Bolsonaro reconhece situação de emergência em cidades baianas
O Corpo de Bombeiros Militar, que tem atuado na assistência aos afetados, também montou cinco postos de comando em Barreiras, Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas e Jequié.
Segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), foram desbloqueados 17 dos 19 trechos em vias estaduais que tiveram o tráfego interrompidos pelas chuvas. Apenas a BA-126, entre Itabrasil, Bisogue e Boqueirão, e a BA-690, que liga Vereda à BA-284.