31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Subiu! - 03/04/2024, 12:26 - Da Redação

Governo anuncia reajuste no ICMS de alimentos e bebidas

Medida beneficia delicatessens, padarias, restaurantes e pizzarias

Alimentos terão reajuste no ICMS
Alimentos terão reajuste no ICMS |  Foto: Reprodução/Pexels

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) teve um ajuste anunciado nesta quarta-feira (3), pelo Governo da Bahia. O valor aumentou de 4% para 20,5% em produtos de mercearia, laticínios, congelados, frios e fatiados, e subiu para 27% a tributação de bebidas alcoólicas, com exceção de cervejas.

O acréscimo, feito pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), beneficia delicatessens, padarias, restaurantes e pizzarias. O governo identificou que alguns estabelecimentos venderam os itens em atacado, configurando concorrência desleal. A ideia é promover a "isonomia tributária", que é quando supermercados, padarias, delicatessens e restaurantes pagam a mesmo valor de imposto.

Segundo a Sefaz, o ajuste acabou com as chances de redução da carga tributária para produtos como vinhos, whiskies, queijos, frios e fatiados e, em especial alimentícios importados. Na mesma nota, informou que os efeitos do acréscimo não se aplicam aos micro e pequenos contribuintes.

Antes do ajustes, todos estabelecimentos pagavam 4% de ICMS sobre qualquer produto vendido. Agora, essa alíquota menor só inclui itens de fabricação própria, como os pães, bolos e massas. Os demais agora são taxados em 20,5% e as bebidas alcoólicas em 27%, exceto cerveja.

exclamção leia também