
A primeira semana da Operação Gatonet nos circuitos do Carnaval terminou com a remoção de 2,6 toneladas de cabos de telefonia e internet instaladas irregularmente. Nos dias de atuação, os profissionais da distribuidora intensificaram a fiscalização e inspecionaram 180 postes nos bairros da Barra, Ondina e Centro de Salvador. Nesta semana, a Operação Gatonet acontecerá no bairro de Pernambués.
Leia Também:
A Operação Gatonet tem o objetivo de aumentar a segurança da população e dos turistas que visitam Salvador neste período. A ação aconteceu em parceria com a prefeitura da cidade. Além das fiações, 102 caixas irregulares, que são as principais causas de chamas em fiação, foram retiradas.
As operadoras legalmente estabelecidas na região foram notificadas previamente para regularizarem suas instalações. Já as empresas clandestinas, conhecidas popularmente como Gatonet, tiveram seus fios retirados devido aos riscos oferecidos à segurança pública.
O Gatonet é a empresa que fornece os serviços de telefonia e internet de maneira irregular, sem possuir o contrato para o compartilhamento de postes com a Neoenergia Coelba e sem a apresentação do projeto técnico. Os equipamentos dessas empresas, que deveriam ser manutenidos por elas, causam os emaranhados de fios registrados na cidade e podem provocar incêndios, acidentes e quedas de energia.
A população também pode ser aliada da Neoenergia Coelba no combate às ocupações clandestinas de telefonia e internet. A distribuidora orienta que só contratem as empresas que possuem contrato para o compartilhamento de postes. Isto garante que o processo de análise técnica foi devidamente realizado e que houve aprovação nos critérios de segurança. Para ver a lista completa, acesse esse link.