
As temperaturas mais altas, o calor inigualável e a maior umidade fazem o povão soteropolitano identificar a chegada do verão. Em Salvador, esta época do ano é marcada pelo aumento das atividades ao ar livre, sendo a praia um dos principais ‘points’ da resenha. Porém, é preciso tomar cuidados para curtir um dia ensolarado e prevenir complicações.
Seja apenas um ‘rolezeiro’ ou um trabalhador, as prevenções precisam ser as mesmas: cuidar da hidratação, alimentação e, principalmente, da exposição da pele aos raios solares. As medidas ganham ainda mais ênfase para os colaboradores que aproveitam a oportunidade para fazer o ‘corre’ de cada dia em busca do sustento diário, a exemplo de Amanda Miranda, conhecida no Porto da Barra como "Barateira".
O sol está muito forte! Esse ano o verão parece que veio um sol pra cada pessoa, mas tô preparada
Amanda Miranda, conhecida como ‘Barateira’

Cuidados essenciais
O MASSA! conversou com a dermatologista do Hospital Mater Dei Salvador, Dra Ana Giudice, que indicou várias formas de cuidado aos trabalhadores e ainda ajudou a montar um ‘kit de sobrevivência’ para evitar prejuízos causados pelo sol. Segundo ela, cremes, protetores solares (inclusive infantis), protetor labial água e outros adereços são os maiores aliados.
“Os itens básicos que não podem faltar para as pessoas que trabalham o dia todo sob o sol, pensando em proteção de pele, são instrumentos para proteção, equipamentos de proteção que podem ser tanto cremes, protetores solares em creme, que devem ser reaplicados”, inicia.
Hidratar, né? Beber água pra poder repor essa transpiração e não ter uma irritação maior na pele também
Dra Ana Giudice
Além dos consumíveis, também há vestimentas que colaboram para um melhor frescor e evitam o abafamento causado pelo calor. Giudice garante que roupas de manga longa, tecido escuro, tecido grosso e com proteção UV ajudam a bloquear a passagem dos raios solares.
“É importante o uso de chapéu, óculos escuros, chapéu que cubra as orelhas e cubra o dorso do pescoço, a nuca. Roupa de proteção com fator de proteção de 50, já poupa o indivíduo de estar aplicando protetor solar no local onde está coberto. Ou tecidos grossos, se não puder usar uma roupa de proteção solar. Um tecido grosso, de cor escura, confere um pouco mais de proteção”, explica.

Se ligue!
Mesmo com os cuidados, a médica ressalta que é importante os trabalhadores ficarem ligados a alguns sinais de alerta para irritação da pele, como surgimento ferimentos que não cicatrizam, coceira, uma ardência, uma pinicação na pele quando exposta ao sol, surgimento de placas e ressecamento excessivo do lábio.
Identificar estes sinais e buscar tratamento rapidamente pode evitar até mesmo o câncer de pele.
Alimentação saudável
Se por um lado os cuidados com a pele representam um fator importante no corre do dia-a-dia, a alimentação também tem seu papel. Ao MASSA!, a nutricionista Presidente do Departamento de nutrição da SBC-Bahia, Dra. Juliana Alfaya, conta alguns alimentos considerados práticos, baratos e fáceis de carregar.
Tangerina , laranja , morango , beterraba , cenoura. Se tiver uma bolsinha térmica, iogurte e sucos da fruta são excelentes opções
Dra. Juliana Alfaya
“Água é fundamental, principalmente durante o dia, intercalando com as refeições. Incluir legumes e verduras no almoço , além de frutas no café da manhã e lanches”, completa.
Os alimentos devem se aliar a uma boa ingestão de água. Conforme a médica, o ideal é beber cerca de 1ml de água a cada 1kcal gasta. No dia-a-dia, o cálculo é feito de forma prática, como, por exemplo, 35-40ml multiplicados pelo peso corporal.
“Se você tem 70kg e tem bastante atividade durante o dia , multiplica por 40, um total de 2800ml de água diária. Vale lembrar que para melhorar hidratação deve-se incluir alimentos ricos em água como: melancia, pepino, laranja, tangerina, melão, alface, abacaxi e outros”, detalha.

Preparação árdua para o ‘corre’
A cada início de ano, a escolha do povão de ir às praias energiza o ‘corre’ de vendedores e ambulantes, que, devido à alta demanda, se desdobram no cotidiano.
Para encarar o desafio, muitos seguem uma rotina de preparo. Na praia do Porto da Barra, o MASSA! conheceu algumas histórias de ambulantes.
“Primeiro eu acordo, bebo minha água, vou à academia e venho trabalhar. Tem que ter aquele protetor, a proteção labial e principalmente beber bastante água. O verão é bom pra gente, pra vender aquela cervejinha. A pessoa já chega aqui no calor pra tomar uma cerveja gelada e a caipirinha de seriguela com limão que não pode faltar”, afirma Graziela Ribeiro, de 25 anos.
Tem que rolar aquele tibum no mar também. Até antes do expediente, tem que se jogar no mar que é de lei
Graziela Ribeiro, vendedora ambulante na Barra
A companheira de ‘corre’, Andressa França, acrescenta que até tenta oferecer água aos banhistas, mas o que conquista o povo é a caipirinha.
“Verão é calor e o povo tem que se hidratar, mas eles querem caipirinha, querem cerveja, eu vou fazer o que?”, sinaliza ela, detalhando sua rotina em seguida.

“Eu já acordo naquele pique. Faço um alongamento e uma dancinha, porque eu sou amostradinha. Para lidar com o público e trabalhar nessa praia tem que chegar já na minha energia. Se eu chegar e ‘pá’, já foi, porque a Bahia é assim”, resenha.
