A cidade de Feira de Santana registrou nos últimos dois meses oito furtos de fiações de semáforos. O último caso foi na madrugada da sexta-feira (23), no túnel da avenida João Durval Carneiro, onde 160 metros de fios foram roubados.
O alvo dos 'lalaus' são os cabos de cobre da fiação, que além de terem um alto valor de venda, proporcionam retorno financeiro rápido. O prejuízo para os cofres da prefeitura é calculado em cerca de 2 mil reais, segundo o chefe da Divisão de Sinalização e Equipamentos de Trânsito da SMT, Harvel Borges.
"Esse tipo de crime acaba gerando problemas na cidade, como semáforos apagados, o que aumenta os riscos de acidentes de trânsito, além da falta de iluminação quando o furto ocorre nos postes", comentou o Chefe da Divisão.
Formas de coibir essa situação estão sendo avaliadas, incluindo a possibilidade de utilizar alumínio em vez de cobre, já que é um material com um valor de mercado mais baixo. "Seria importante que a Justiça adotasse penas mais severas para os responsáveis pelo roubo de fiação de cobre. Não podemos mais tolerar essa situação. No ano passado, houve flagrante e a polícia prendeu o bandido, mas em 48 horas foi solto. Na próxima licitação, planejamos solicitar a aquisição de cabos de alumínio, que têm um custo 40% inferior ao dos cabos de cobre", revelou Harvel Borges.
A SMT conta com uma central de monitoramento, o que permite detectar os furtos e agilizar, da forma mais rápida possível, os reparos necessários para evitar transtornos no trânsito da cidade.