24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Atenção! - 23/09/2024, 21:27 - Da Redação

Funcionários de hospitais filantrópicos anunciam greve; veja unidades

Paralisação acontecerá a partir do dia 1º de outubro

Quase 50 unidades serão afetadas pelo movimento grevista
Quase 50 unidades serão afetadas pelo movimento grevista |  Foto: Leonardo Rattes/Sesab

Os sindicatos que representam enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos e auxiliares de enfermagem anunciaram que entrarão em greve nos hospitais filantrópicos e terceirizados do Estado da Bahia.

A paralisação deve acontecer a partir do dia 1º de outubro e se estender até o dia 3.

Leia também:
Mulher tem o pescoço cortado após ser atingida por fio
Professores da UNEB declaram greve por tempo indeterminado

A greve está relacionada ao não avanço em negociações entre as entidades e o Governo, mesmo após seis rodadas de negociação. De acordo com os profissionais, o sindicato patronal que representa os Hospitais Filantrópicos e Organizações Sociais no estado da Bahia (Sindifiba) vem propondo a retirada de direitos que foram conquistados ao longo de mais de 20 anos.

De acordo com os grevistas, a proposta inclui: a retirada da gratificação de setor especializado, a redução do pagamento do adicional noturno de 40% para 20% e a redução no valor das horas extras.

“Além disso, os patrões propõem reajuste salarial = ZERO, ocasionando para às/aos trabalhadoras/es da saúde grandes prejuízos financeiros por não repor as perdas inflacionárias”, diz o comunicado oficial.

“Diante do impasse, os sindicatos acionaram as/os trabalhadoras/es da saúde para o Estado de GREVE!”, completa a nota. O período de paralisação terá início às 7h do dia 1º de outubro e término às 19h do dia 3.

Os percentuais de greve serão:

50% - UTI geral e especializada, Semi geral, UCO, Clínicas de hemodiálise, serviços de hemodinâmica, Serviços de oncologia, Centros cirúrgico e obstétrico, UPAs, Serviços de emergência, SAMU e CME;

30% - Unidades abertas, Bioimagem e laboratórios;

0% - Atendimentos suspensos – Ambulatórios, Hospital dia, cirurgias eletivas, serviços administrativos, UBS e Policlínicas.

Confira a lista completa dos hospitais e serviços de saúde que serão envolvidos no movimento grevista:
- Hospital Português
- OSID: Hospital Santo Antônio, Hospital Regional de Juazeiro, Hospital do Oeste em Barreiras, Hospital Regional de Irecê
- Santa Casa de Ruy Barbosa: Hospital Metropolitano, Hospital Alayde Costa
- Santa Casa de Misericórdia: Hospital Municipal de Salvador, Hospital Santa Izabel
- Hospital Martagão Gesteira
- Fundação José Silveira: Hospital Santo Amaro, Hospital Geral de Itaparica, Santa Casa de Jequié, Hospital Cristo Redentor de Itapetinga, Hospital Geral Clériston Andrade em Feira de Santana, UPA dos Barris de Salvador, Hospital Geral de Estado, Hospital Geral Roberto Santos, Hospital Juliano Moreira, Instituto Couto Maia, Hospital de Base de Vitória da Conquista, Hospital Regional de Ipiaú, Hospital Geral Menandro de Farias, Hospital Geral de Camaçari, Hospital Ernesto Simões, Maternidade Albert Sabin, IPERBA, Maternidade Tsylla Balbino e Hospital Lopes Rodrigues.
- Hospital Israelita Albert Einstein: Hospital Ortopédico da Bahia
- IFF: Hospital da Mulher em Salvador, Hospital Carvalho Luz, Hospital Costa das Baleias
- FABAMED: Hospital Manoel Vitorino, Hospital Dois de Julho, Hospital Regional de Seabra, Hospital Municipal de Simões Filho
- INTS: Hospital de Brotas e UPA de Brotas
- IGH: Maternidade de Referência José Maria Magalhães, Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, Hospital Geral de Estado, Hospital Prado Valadares de Jequié, Hospital Especializado Mário Leal, UPA Cabula
- IBDAH: Hospital Costa do Cacau

exclamção leia também