As ruas de Itapuã e Ribeira serão ocupadas pelo Festival Estúdio África no dia 27 de novembro e 03 de dezembro de 2022, respectivamente. Idealizado pela antropóloga Goli Guerreiro, o projeto tem como objetivo atuar na formação, intercâmbio e difusão da estética da fotografia africana. A participação é livre e gratuita.
A primeira ação aconteceu dia 11 de novembro (sexta), na Liberdade (Praça Nelson Mandela) com Ema Ribeiro, Gabriela Palha e Shai Andrade. E dia 12 de novembro (sábado) no Nordeste de Amaralina (Rua Teles de Menezes) com Ana Dumas, Larissa Paixão e Marina Alfaya.
O festival é o resultado da residência artística com a premiada fotógrafa africana Fatoumata Diabaté, fotógrafas baianas que participaram da experiência e vão montar seus próprios estúdios de rua, convidando transeuntes, turistas e moradores locais a ser retratados em uma atmosfera retrô e estilizada, aos moldes das fotografias apresentadas por Fatoumata.
O projeto Estúdio África: Conexão Mali-Bahia foi contemplado pelo Edital Setorial de Artes Visuais 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. É uma realização da Ana Camila Comunicação & Cultura e conta com a parceria do Consulado da França em Recife, do Goethe-Institut Salvador-Bahia, da Casa do Benin, da Prefeitura de Salvador e do Festival Paisagens Sonoras.
FESTIVAL ESTÚDIO ÁFRICA
Dia 26/11 (sábado) - Itapuã
com Alice Rodrigues, Jessica Lemos, Raquel Bacelar e Sulamita Conceição
das 9h às 13h, na Sereia de Itapuã (Av. Otávio Mangabeira)
Resumo: O Estúdio de Itapuã, formado por Alice Rodrigues, Jessica Lemos, Raquel Bacelar e Sulamita Conceição, será montado na beira do mar, com as bênçãos da sereia. As fotógrafas se inspiram nas músicas e nas histórias do lugar, fazendo um mix do passado com o futuro ao trazer as chitas das Ganhadeiras de Itapuã e o mar cantado por Caymmi.
Dia 03/12 (sábado) - Ribeira
com Helen Salomão, Maiara Cerqueira e Renata Reis