A Ford, em parceria com o SENAI, anunciou o lançamento do programa Ford < Enter > Bahia, iniciativa que busca capacitar pessoas de baixa renda para ingressar no mercado de tecnologia, mesmo sem experiência anterior na área. Com início das aulas previsto para janeiro de 2025, a primeira turma contará com 50 vagas. As inscrições, que vão até o dia 28 de novembro, podem ser feitas pelo site do SENAI Bahia.
Os participantes receberão formação gratuita em desenvolvimento de software front-end, com carga horária de 300 horas, além de benefícios como ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico, assistência social, e diploma emitido pelo SENAI. O curso também oferece aulas de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, mentoria e palestras sobre tendências do setor de tecnologia.
Para se inscrever, os candidatos devem ter 16 anos ou mais, estar cursando ou ter concluído o ensino médio (a partir do 2º ano) e possuir renda familiar de até quatro salários mínimos. As aulas serão presenciais e ocorrerão em dois polos em Salvador: o SENAI CIMATEC, no bairro de Piatã, e o CIMATEC Digital, no Pelourinho.
Roberta Madke, gerente de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Ford América do Sul, destacou a relevância social e econômica da iniciativa: "Nosso objetivo na Bahia é que esse programa também seja muito bem-sucedido. Hoje, temos um índice de pelo menos 50% de empregabilidade entre os concluintes do curso em outros mercados da América do Sul. Nosso foco vai além de ensinar: queremos transformar vidas por meio da educação e garantir que essas pessoas encontrem empregos de qualidade no setor de tecnologia", afirmou Madke.
O setor de tecnologia, especialmente na área de desenvolvimento de software, tem uma grande carência de profissionais qualificados. O Ford < Enter > Bahia, ainda segundo a Roberta, pretende trazer uma oportunidade de inclusão para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, ajudando-os a construir carreiras promissoras em um mercado em constante expansão.