
Os pacientes que procuraram o Multicentro de Saúde Dr. Adriano Pondé, no bairro de Amaralina, em Salvador, enfrentaram muita fila e confusão para realizar marcações de exames. Algumas pessoas que estavam no local relatam que já tentaram atendimento mais de cinco vezes, porém sempre são informados que o serviço não está disponível.
Maria Davina, de 76 anos, contou à reportagem do Portal Massa! que chegou 5h da manhã, mas bateu com a cara na porta. “Eu vim marcar um eco, mas disseram que não está marcando. Na semana passada a mesma coisa. Não é possível uma coisa dessa. A médica está em cima de mim querendo o meu exame porque estou cansado e ela disse que eu não posso. Vim no mês passado e também não consegui. Toda vez vem e não tem. Eu fico horrorizada”.
Os pacientes também reclamam que o posto não tem medicamentos e criticam a prefeitura por não repassar a verba para suprir as necessidades.
“Faz vergonha porque não tem nada aqui. Eu vou ter que comprar com meu dinheiro um curativo especial para minha perna que está com ferida porque não tem nada no posto. Já tem mais de duas semanas que não tem nada. Só dizendo que vai mandar e nunca chega. E ele [o prefeito Bruno Reis] guardando o dinheiro para fazer festa de São João. Tem que mandar os medicamentos para quem votou nele “, reclamou Noélia, de 73 anos, moradora da Santa Cruz, que tem diabetes e é hipertensa.

A Secretaria Municipal de Saúde informou, em nota, que a demanda excepcional de pacientes neste primeiro dia do mês de junho provocou a fila ao lado de fora da unidade, antes da abertura da mesma. Disse também que o público está sendo acomodado dentro do Multicentro para o agendamento e realização de procedimentos.
A pasta reforçou que estuda estratégias para evitar aglomerações de pessoas e medidas que ajudam a desafogar o fluxo de pacientes e minimizar as demandas reprimidas por exames e consultas, principalmente no pós-pandemia, como a ampliação da oferta de serviços.
De acordo com a SMS, uma das ações para melhorar o atendimento inclui o Programa Saúde nos Bairros, um serviço itinerante de atendimentos clínicos, consultas e exames. O bairro de Amaralina e adjacências estão inseridos na programação.