25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Educação e tecnologia - 14/12/2024, 06:40 - Vitória Sacramento

Festival SESI CTI destaca criatividade e impacto social dos projetos apresentados

O Festival SESI CTI reuniu estudantes de 12 estados brasileiros, totalizando 286 alunos

Participantes competiram em duas categorias principais
Participantes competiram em duas categorias principais |  Foto: Denisse Salazar/Ag. A TARDE

A primeira edição do Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), realizada na Escola SESI Djalma Pessoa, em Salvador, começou nesta sexta-feira (13), com muita criatividade dos alunos e impacto social dos projetos apresentados. Foram 120 trabalhos inscritos na 1ª Feira Nacional de Iniciação Científica (FENIC) com alunos de diversos estados. O evento segue hojeneste sábado, das 9h às 15h, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados pelo site Sympla ou no local, e o estacionamento com translado é oferecido gratuitamente na AABB, em Piatã.

O Festival SESI CTI reuniu estudantes de 12 estados brasileiros, totalizando 286 alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e Técnico. Os projetos abordam temas diversos, aplicados às Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Engenharia.

Imagem ilustrativa da imagem Festival SESI CTI destaca criatividade e impacto social dos projetos apresentados
Foto: Denisse Salazar/Ag. A TARDE

Os participantes competiram em duas categorias principais: a 1ª Feira Nacional de Iniciação Científica (FENIC) e o Torneio Regional de Robótica FLL. Realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) da Bahia, o festival tem como objetivos principais fortalecer a educação científica e tecnológica no estado, além de criar um espaço para a exposição de projetos bem-sucedidos desenvolvidos por estudantes e pesquisadores de diversas instituições de ensino, públicas e privadas.

De acordo com Fernando Moutinho, coordenador do festival, iniciativas como a FENIC são fundamentais para conectar os jovens ao universo científico. Ele destacou que a iniciação científica e a robótica oferecem uma abordagem interdisciplinar e promovem a autoestima dos estudantes.

“Temos exemplos de alunos que não têm um bom desempenho em sala de aula, mas que são brilhantes em robótica ou iniciação científica. Isso ressignifica o aprendizado e promove uma evolução significativa no rendimento escolar”, explicou Moutinho.

Imagem ilustrativa da imagem Festival SESI CTI destaca criatividade e impacto social dos projetos apresentados
Foto: Denisse Salazar/Ag. A TARDE

Solução inovadora para um problema global

Entre os projetos apresentados, destacou-se o trabalho da equipe de Adi José de Souza Junior, de 14 anos, estudante de Aracaju (SE). inspirado pelo tema “Submerged”, que desafiou os participantes a desenvolver soluções para problemas enfrentados por pessoas que exploram os oceanos.

A equipe criou uma solução inovadora para o vazamento de petróleo nos mares, utilizando a tufa, um material orgânico hidrofóbico, combinado à bactéria Bacillus subtilis, capaz de degradar até 96% do petróleo. O projeto propõe o uso de barreiras de contenção que recebem partículas compostas pela tufa e pela bactéria. Após absorver o petróleo, essas partículas são removidas, centrifugadas e reutilizadas, o que garante eficiência e sustentabilidade no processo.

Imagem ilustrativa da imagem Festival SESI CTI destaca criatividade e impacto social dos projetos apresentados
Foto: Denisse Salazar/Ag. A TARDE

Além disso, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) sugeriu a adição de dióxido de titânio (TiO₂) para potencializar a degradação do petróleo com luz solar. Testes realizados na Universidade Tiradentes (UNIT) comprovaram o sucesso do protótipo, que tem um custo de produção estimado em apenas R$ 30.

Rian Gabriel dos Santos, coordenador do projeto de Adi, apontou que o maior desafio foi a realização dos testes do protótipo, superado graças a parcerias importantes, como a da ANP, que forneceu laboratórios e materiais necessários.

“Esses projetos têm um potencial incrível, e nosso objetivo é ampliar as parcerias para transformar ideias em produtos viáveis”, destacou Rian.

exclamção leia também