
A comunidade de Cajazeiras, em Salvador, receberá a segunda edição do Festival Movimenta Cajazeiras em 2025. O evento, que se tornou um importante espaço de formação e difusão cultural, visa valorizar a dança e a instrumentalização artística na região. Entre os dias 7 e 28 de abril, estarão abertas as inscrições para oficinas gratuitas e para a participação na Mostra Movimenta.
Leia Também:
O festival é voltado tanto para artistas profissionais quanto informais, com prioridade para pessoas pretas e LGBTQIA+, a partir dos 16 anos, independentemente da experiência artística. As inscrições serão feitas por meio de um formulário disponível no perfil oficial do projeto no Instagram, @movimentacajazeiras.
A programação inclui diversas oficinas que buscam capacitar tecnicamente e profissionalizar artistas da dança, com atividades realizadas em diferentes pontos da cidade. No dia 3 de maio, o Espaço Boca de Brasa sediará a oficina de Elaboração de Projetos para Dança, enquanto o Shopping Cajazeiras receberá a oficina de Dança de Salão. No dia 7, a Dança de Blocos Afro para Infância será realizada na Escola Municipal Cecy Andrade. Já no dia 10, a oficina de Dança de Blocos Afro acontecerá na Pedra de Xangô. Por fim, no dia 17, o Centro Social Urbano de Castelo Branco será palco da oficina de Dança Moderna.
Além das oficinas, a Mostra Movimenta, marcada para o dia 31 de maio no Espaço Boca de Brasa, selecionará dez trabalhos coreográficos nos formatos solo, duo, trio ou grupo. Os artistas contemplados receberão cachês entre R$ 300 e R$ 1.000.
Outro destaque da programação é a Mostra MovimentaCena, que levará três espetáculos de dança à comunidade ao longo do mês de maio. No dia 10, a Cia Uzarte apresentará "Nós por Nós" no Espaço Boca de Brasa, às 19h30. Em seguida, no dia 17, será a vez de "Sample: É Que Nem Cortar Quiabo", de Bruno de Jesus, também no Espaço Boca de Brasa, no mesmo horário. Fechando a programação, o espetáculo "Malemolência", do Grupo Jeitus, será apresentado no dia 24, às 16h, no Mercado Municipal de Cajazeiras.
No dia 25 de maio, o evento ainda promoverá a roda de conversa “Futuros Criativos”, no Espaço Boca de Brasa. O encontro busca discutir políticas de acesso e fomento à produção artística, fortalecendo a cena cultural local e promovendo diálogos sobre os desafios da área.

Idealizado pelos artistas Marcos Ferreira, Leonardo Santos e Tyara Gomes, o festival tem como premissa a valorização da produção cultural periférica, promovendo inclusão e reconhecimento para os artistas de Cajazeiras. “O festival contribui para a formação profissional, artística e política, além de possibilitar a fruição artística da comunidade”, destaca Marcos Ferreira.
A primeira edição do Movimenta Cajazeiras foi amplamente abraçada pelo público, com oficinas e apresentações lotadas, evidenciando a carência de eventos culturais desse porte na região. No entanto, a realização do festival enfrenta desafios, como a captação de recursos e a valorização dos artistas locais. “Muitos eventos que chegam em Cajazeiras não remuneram os artistas da comunidade. O Movimenta Cajazeiras busca mudar essa narrativa, garantindo pagamento justo a todos os envolvidos”, pontua Ferreira.
O projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos II e conta com apoio da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).