
O bairro de Valéria, na periferia de Salvador, recebe na próxima sexta-feira (9), a partir das 14h, a primeira edição do Festival de Arte e Cultura de Valéria (FACUV). O evento, que será realizado na Escola Comunitária Paulo VI, tem entrada gratuita e reunirá artistas locais e de outras comunidades da capital.
Leia Também:
A iniciativa é do Coletivo Beco da Memória, que atua no bairro desde 2023 com ações voltadas à conscientização racial e social, usando a arte, a educação e a comunicação como ferramentas de transformação.
A proposta do festival é fortalecer o protagonismo da juventude local e incentivar a organização comunitária por meio de manifestações culturais.
A programação inclui performance poética, pocket shows, batalhas de MCs, dança e outras atrações. O evento também busca reforçar Valéria como um território de memória, poesia e sonhos coletivos, valorizando os artistas da própria comunidade.
Iniciativa
O FACUV é realizado em parceria com a CIPÓ – Comunicação Interativa, através do projeto LabCIPÓ, um laboratório de incubação de coletivos juvenis negros.
A ação integra os projetos contemplados nos Editais Paulo Gustavo Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo — voltada ao fomento emergencial da cultura em todo o país.