30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

- 05/01/2026, 06:30 - Vitória Sacramento* - Atualizado em 05/01/2026, 11:25

Festa dos Santos Reis mantém viva tradição na Lapinha

Festejos tiveram início no dia 3 de janeiro e seguem até terça (6)

Mulheres da Festa dos Santos Reis
Mulheres da Festa dos Santos Reis |  Foto: Uendel Galter/Ag. A TARDE

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro da Lapinha, em Salvador, realiza até esta terça-feira (6) a tradicional Festa dos Santos Reis 2026, uma das celebrações religiosas mais antigas e simbólicas da capital baiana. Com o tema “A Lapinha em festa nos passos dos Santos Reis, anuncia o Salvador que conheceis!”, o evento reúne fiéis, moradores e visitantes em uma programação com muita fé, cultura popular e integração comunitária.

Leia Também:

Os festejos tiveram início no dia 3 de janeiro com o Tríduo preparatório com o Bando Anunciador, seguido, à noite, da Celebração Eucarística, que marcou oficialmente a abertura da programação religiosa. No dia 4, o destaque foi o tradicional Caruru dos Santos Reis, servido ao meio-dia, falando sobre a dimensão cultural e gastronômica da festa.

Nesta segunda (5), às 18h, será celebrada a Missa em Ação de Graças pelos barraqueiros, personagens essenciais para a realização do evento. Após a missa, acontece a bênção das casas e barracas, seguida pelo tradicional desfile dos Ternos de Reis, manifestação da religiosidade popular que atravessa gerações no bairro.

Fé e tradição se completam
Fé e tradição se completam | Foto: Uendel Galter/Ag. A TARDE

O ponto alto da festa ocorre no Dia de Reis, na terça (6). A programação começa ainda de madrugada, com a alvorada festiva, às 6h, seguida da recitação do Terço, às 7h30. Ao longo do dia, são realizadas diversas celebrações, como a Missa em Ação de Graças pelo aniversário do Terno Anunciação, às 8h, e a Missa Festiva com o Apostolado da Oração, às 11h. À tarde, às 15h, acontece a Tarde de Louvor e Adoração ao Santíssimo Sacramento. A programação também conta com a apresentação do Coral da Polícia Militar da Bahia, às 18h, encerrando com a Missa Festiva, às 19h.

Para a coordenador dos Festejos Santos Reis, Andrei Nascimento, a festa representa uma tradição profundamente ligada à sua trajetória pessoal e à história da paróquia. “Celebrar a festa dos Santos Reis é algo que nasce de dentro para fora. Desde criança, eu vivencio essa tradição, que sempre foi marcada por muita fé e beleza aqui na Lapinha”, afirmou. Ele também relembrou a atuação do Padre Pinto, responsável por revitalizar a celebração em um período de enfraquecimento. “Foi ele quem uniu o religioso e o profano, trazendo os barraqueiros e fortalecendo a participação da comunidade”, destacou.

Crianças também participam
Crianças também participam | Foto: Uendel Galter/Ag. A TARDE

O coordenador da Pastoral da Família, Jorge Alberto Pereira, que participa da festa há 39 anos, ressaltou a importância da celebração como espaço de convivência e fortalecimento dos laços comunitários. Segundo ele, a realização anual do Terno de Reis é fundamental para manter viva a tradição e promover o encontro entre diferentes gerações de casais e famílias.

A dimensão espiritual da festa também é destacada pelas catequistas Patrícia e Elielza, que reforçam o significado religioso da celebração. “Sobre a festa de Reis, é uma manifestação do Senhor entre os povos, quando os Reis Magos vão ao encontro do Menino Deus, que se fez carne e veio habitar em nós e em todos os povos e nações. Viva o Menino Jesus”, afirmaram.

*Sob a supervisão do editor Anderson Orrico

exclamção leia também