26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Reconhecimento - 20/10/2024, 18:46 - Da Redação

Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é registrada como Patrimônio Cultural Imaterial

Ato de entrega do título aconteceu neste domingo (21), durante missa festiva

Missa festiva foi celebrada neste domingo (20)
Missa festiva foi celebrada neste domingo (20) |  Foto: Fernando Barbosa/ASCOM/IPAC

O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura da Bahia, oficializou a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, através de decreto assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues e publicado no Diário Oficial do Estado de sábado (19).

O ato de entrega do título aconteceu neste domingo (20), durante missa festiva, na Igreja do Rosário dos Pretos, localizada no Pelourinho, e contou com a presença do secretário de Cultura Bruno Monteiro.

“Quando o Estado promove um reconhecimento como este, nós estamos assumindo um compromisso com a preservação dessa história. Este trabalho começa agora, reconhecendo a patrimonialização dessa festa, para termos a certeza que essa tradição siga por mais 300 anos, porque todas as gerações precisam ter contato com essa história e saber que estão diante de um espaço de fé e de resistência”, destacou o secretário de Cultura Bruno Monteiro.

Imagem ilustrativa da imagem Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é registrada como Patrimônio Cultural Imaterial
Foto: Fernando Barbosa/ASCOM/IPAC

Os estudos para o registro foram realizados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa), após a Irmandade do Rosário solicitar a patrimonialização dos festejos e o Conselho Estadual de Cultura aprovar a inclusão da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações.

Para o diretor geral do IPAC, Marcelo Lemos, a patrimonialização da festa é também uma forma de reparação. “A irmandade Rosário dos Pretos, desde o século XVII, se reuniu para que os escravizados pudessem ter um lugar de acolhimento. Então, é muito importante mantermos essa festa, que também sustenta essa igreja e faz parte do calendário baiano. A patrimonialização reforça e reconhece a importância da Irmandade para a nossa história”, afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é registrada como Patrimônio Cultural Imaterial
Foto: Fernando Barbosa/ASCOM/IPAC

Padre Lázaro Muniz, capelão da igreja do Rosário dos Pretos, celebrou a patrimonialização. “Nós estamos muito alegres com esse ato do Governo do estado em reconhecer a Festa do Rosário como um patrimônio cultural imaterial. Isso nos faz entender que esse legado tem que ser preservado por todos nós, além de nos motivar a manter viva a tradição recebida pelos nossos ancestrais”.

exclamção leia também