25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Caminho de ferro - 29/04/2023, 14:00 - Anderson Orrico

Ferrovia Bahia-Minas será reativada após 57 anos

Transporte de carga terá prioridade em um primeiro momento

Cerca de 500 quilômetros serão recuperados
Cerca de 500 quilômetros serão recuperados |  Foto: Divulgação/Seinfra-MG

Depois de 57 anos parada, a Ferrovia Bahia-Minas será reativada e cerca de 500 quilômetros serão recuperados. O lançamento do projeto de restauração do modal ferroviário ocorre neste sábado (29).

O trajeto da ferrovia serviu até de inspiração para os parceiros Milton Nascimento e Fernando Brant:

"Ponta de Areia, ponto final. Da Bahia-Minas, estrada natural que ligava Minas ao porto, ao mar. Caminho de ferro mandaram arrancar, velho maquinista com seu boné", diz o trecho da canção Ponta de Areia, lançada em 1975.

De acordo com a Comissão Pró-Ferrovias da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o trajeto fará a ligação entre Caravelas, no Sul da Bahia, e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

Dos 500 quilômetros, 400 estão situados em território mineiro. A estrada de ferro vai passar pelas mesmas cidades que a antiga ferrovia, criada em 1881.

Os investimentos serão da ordem de R$ 12 bilhões e as obras terão início assim que concluídos os processos de licenciamento ambiental. A empresa Multimodal Caravelas (MTC) é responsável pelo projeto.

Segundo a Comissão Pró-Ferrovias, o transporte de carga terá prioridade em um primeiro momento, mas ainda será avaliada a implantação do transporte de passageiros.

exclamção leia também