26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Aprendizado - 17/08/2024, 06:35 - Vitória Sacramento

Feirantes e funcionários da Feira de São Joaquim recebem cursos de capacitação

Capacitações estão sendo realizadas no Galpão Água de Meninos (GAM)

Iniciativa tem sido bem recebida pelos participantes
Iniciativa tem sido bem recebida pelos participantes |  Foto: Denisse Salazar | Ag. A Tarde

A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) deu início, nesta semana, a um ciclo de cursos de capacitação direcionados aos feirantes e funcionários da Feira de São Joaquim, em Salvador. A iniciativa, que se estenderá até dezembro, prevê a realização de dois cursos por mês e tem como objetivo aprimorar o atendimento e os serviços oferecidos no local.

As capacitações estão sendo realizadas no Galpão Água de Meninos (GAM), espaço provisório criado ao lado da feira para abrigar os comerciantes durante a segunda etapa das obras de requalificação do local, executadas pelo Governo do Estado.

“O Ministério Público, em paralelo com a ação, chamou o governo do Estado e a Prefeitura para realizar as obras, ou o local seria fechado. O cuidado com a feira é competência municipal; as feiras municipais são administradas pelas prefeituras. Neste local, circulam, diariamente, mais de oito mil pessoas, incluindo mais de seis mil comerciantes, numa diversidade cultural", destacou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.

Os cursos, desenvolvidos em parceria com o Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Salvador, que administra a feira, abordam temas como boas práticas de higiene na manipulação de alimentos e bebidas, atendimento qualificado, e condutas inclusivas no turismo LGBTQIAPN+ e para pessoas com deficiência (PcD). Além disso, os participantes têm a oportunidade de conhecer o projeto TurisQualy Bahia, uma plataforma criada pela Setur-BA que oferece cursos on-line gratuitos na área de turismo.

Nilton Ávila, conhecido como Gago da Feira, presidente do Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Salvador, destacou a importância do investimento na estrutura física do local, mas também nos trabalhadores: “Estamos passando por mais uma etapa de requalificação, então nada melhor do que ter um curso de capacitação para os nossos companheiros. Ficamos muito felizes com essa iniciativa do secretário Maurício Bacelar”, concluiu.

A iniciativa tem sido bem recebida pelos participantes. Anailton Machado, funcionário do setor de limpeza, destaca a importância dos cursos: "Foi uma experiência nova e muito enriquecedora. Aprendi como receber melhor os turistas e a valorizar ainda mais a nossa cultura baiana."

exclamção leia também