A Junior Achievement Bahia (JA Bahia), em parceria com a Wilson Sons, está realizando a segunda edição da trilha Capacitar Para Conectar - São Joaquim, para cerca de 70 pessoas, visando contribuir com a formação dos feirantes e de seus familiares.
As inscrições para a segunda turma da trilha podem ser realizadas por jovens de 13 a 29 anos, até o dia 5 de julho, através do link disponível no Instagram @Jabahia, com certificação ao final da trilha e aulas pela manhã ou tarde. As inscrições para feirantes são através do WhatsApp (71) 99633-4475.
A primeira etapa com a turma inicial da trilha está acontecendo nesse mês de junho, já a segunda turma receberá aulas começando em julho e focando em filhos e parentes dos feirantes, por meio dos programas Conectado Com o Amanhã, voltado para o mercado de trabalho; Montando Sua Carreira, sobre diversidade e inclusão nas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática); e Meu Dinheiro, Meu Negócio, voltada para a educação financeira. O público também terá a oportunidade de vivenciar um momento de preparação para uma entrevista de emprego no Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Também por meio de uma trilha de aprendizagem, cerca de 30 feirantes irão aprender conteúdos sobre processos solidários de produção associativa e cooperativa na economia criativa, produção e reaproveitamento de matéria-prima que seria descartada, além de design e desenvolvimento de peças e produtos com materiais recicláveis.
Ao final do processo de aprendizagem, os comerciantes serão orientados na criação de um catálogo-mostruário dos produtos desenvolvidos nas oficinas. A ideia é gerar visibilidade, retorno financeiro e conhecimento na área de criatividade como foco ao estímulo da economia solidária.
Essa última fase acontecerá na “Arena São Joaquim”. O evento visa reunir esses jovens e feirantes, em um momento em que poderão pôr em prática os conhecimentos, celebrar o encerramento do projeto, comercializar seus produtos e principalmente: criar um ambiente propício para expansão de negócios, networking e de visibilidade para os produtos e serviços destes empreendedores.
Após a realização das trilhas de aprendizagem e seleção de acordo com critérios, como por exemplo, nível de participação, alguns feirantes irão expor seus produtos numa feira aberta, no DOCA 1, para que comercialize seus materiais e façam parte da conclusão do projeto
O projeto irá oferecer uma ajuda de custo para todos os participantes que concluírem os encontros, além de diversos benefícios.
O projeto é realizado pela JA Bahia, com patrocínio da Wilson Sons e também conta com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Hub Salvador e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC).
“Fomentar boas práticas de impacto que valorizem o rico patrimônio deste território e sua comunidade a partir do conhecimento e da articulação em rede é, sobretudo, um caminho assertivo e urgente para uma Bahia mais justa e próspera, condizente com sua potência” comenta Adriana Medeiros, especialista em ESG e supervisora de Marketing da Wilson Sons.
*Sob supervisão da editora Kenna Martins