27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

O bicho pegou! - 21/07/2023, 19:29 - Larissa Falcão

Feira entra em estado de alerta por aumento de casos de dengue

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município e anunciado durante uma live

Feira de Santana tem estado de alerta decretado por conta do aumento de casos de Dengue
Feira de Santana tem estado de alerta decretado por conta do aumento de casos de Dengue |  Foto: Reprodução/Internet

Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de Feira de Santana decretou estado de emergência em saúde pública devido ao aumento no número de casos de dengue na cidade. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município e anunciado com detalhes em live transmitida no canal da prefeitura pelo prefeito Colbert Martins.

Decreto publicado no Diário Oficial do Município
Decreto publicado no Diário Oficial do Município | Foto: Divulgação/Prefeitura de Feira

O gestor municipal solicitou ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) uma autorização para que as autoridades tenham acesso às casas fechadas, que possam ter foco do mosquito Aedes Aegypti. Além disso, também pediu apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros para realizar a segurança dos agentes de endemias.

Para Colbert, a colaboração da população também é crucial para o combate. "É preciso que a comunidade esteja atenta, verificando os locais que podem acumular água, a exemplo dos vasos de planta, fundo da geladeira e o quintal”, alertou

Medidas tomadas

Como medida inicial para o combate da dengue na cidade, o Governo do Estado disponibilizará quatro motobombas para realizar o fumacê nos bairros de Feira de Santana. O inseticida liberado através da fumaça, atinge apenas os insetos voadores, em fase mais avançada da dengue. Já para combater a fase inicial, que é da proliferação de larvas do inseto, a cidade contará com o apoio dos agentes de endemias, que irão realizar os procedimentos necessários de casa em casa.

De acordo com a secretária de Saúde de Feira, Cristiane Campos, cerca de 20 mil capas para tampar caixas e tanques de água, já foram distribuídas por toda a cidade. A secretária aproveitou para alertar a população para caso surjam sintomas, procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Principais sintomas

- Febre alta > 38°C;

- Dor no corpo e articulações;

- Dor atrás dos olhos;

- Mal estar;

- Perda de apetite;

- Dor de cabeça;

- Manchas vermelhas no corpo.

A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Geralmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (> 38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Também podem acontecer erupções e coceira na pele. Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

exclamção leia também